Logo PUCPR

O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS

FARIA, Thaisa Da Silva ¹; COSTA, Reginaldo Rodrigues Da ²
Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: No cenário educacional atual, as tecnologias educacionais promovem mudanças significativas, oferecendo uma variedade de recursos que superam as barreiras de espaço e tempo, tornando o ensino mais dinâmico e adaptável às demandas da sociedade contemporânea. Apesar da eficiência significativa da tecnologia na educação básica, diversos desafios surgem, criando um distanciamento entre a prática pedagógica e a tecnologia. OBJETIVOS: Este estudo qualitativo teve como objetivo realizar um levantamento das teses e dissertações dos programas de pós-graduação em ensino de ciências da natureza do estado do Paraná, em um recorte temporal entre 1997 e 2023. MATERIAIS E MÉTODO: Utilizando a pesquisa bibliográfica do tipo Estado da Arte, foi examinada a produção acadêmica do ensino de ciências da natureza mediado pelas tecnologias educacionais. RESULTADOS: Embora não seja possível generalizar o estudo, a análise de duas dissertações, sendo uma de 2013 e outra de 2019, indicou que as tecnologias digitais são eficazes quando aplicadas em sequências didáticas, motivando e engajando os alunos em seu processo de aprendizagem, além de torná-lo mais dinâmico. No entanto, destaca-se a necessidade de formação adequada para os docentes para uma mudança significativa na prática pedagógica que leve a inserção efetiva das tecnologias educacionais. Embora a produção acadêmica no estado do Paraná sobre o tema abordado seja restrita, as tecnologias educacionais são uma pauta relevante, dada sua crescente importância e as constantes transformações no cenário educacional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Espera-se que esse trabalho possa contribuir para uma reflexão acerca da importância da discussão e inserção das tecnologias educacionais no ensino de ciências na educação básica, bem como a importância da formação docente para uma mudança significativa e efetiva na prática pedagógica.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Ciências; Tecnologia; Tecnologias da Informação e Comunicação TICs.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.