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AS MINAS DO ROLÊ – IDENTIDADE ARTÍSTICA, SOCIABILIDADE E APRENDIZADO ENTRE JOVENS INICIANTES EM ARTES URBANAS

COSTA, Aymee Calizario Da ¹; KRUGER, Caue ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Ciências Sociais – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Ciências Sociais – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente trabalho configura uma pesquisa bibliográfica e etnográfica realizada com jovens mulheres artistas de Curitiba e Região Metropolitana. Refltiu-se acerca da categoria juventude e das noções de comunidades e grupos de estilo, que se formam por interesses comuns em um tipo de vestimenta, música e visão de mundo. Por fim o trabalho mobiliza discussões teóricas e de campo sobre corporeidade, gênero e performance artística. OBJETIVOS: O objetivo do projeto é fazer um estudo etnográfico sobre a aprendizagem, iniciação e participação de jovens artistas de rua na cidade de Curitiba com atenção especial para as questões de gênero. Para isso, buscamos:
i. Compreender as articulações que essas jovens fazem entre arte e identidade, e como elas se tornaram artistas de rua.
ii. Investigar as diferentes modalidades de trabalho visual e suas especificidades, entre “lambes”, grafitti e pixação
iii. Analisar a desigualdade de gênero entre os grupos de jovens artistas de rua.
iv. Refletir sobre a visibilidade e status das mulheres no referido contexto etnográfico MATERIAIS E MÉTODO: O presente relatório descreve um estudo etnográfico que investigou a aprendizagem, iniciação e participação de mulheres artistas em Curitiba e na região metropolitana, com foco específico no recorte de gênero, com atenção a possíveis interseccionalidades (raça, classe, sexualidade etc.) presente na vida e na arte das artistas, sobretudo, os desafios para a prática artística dessas mulheres. A pesquisa fundamentou-se em uma revisão bibliográfica centrada nos estudos sobre formação de grupos artísticos sobretudo no meio urbano e nos significados da arte na corporeidade individual. Além disso, utilizou-se de conceitos da antropologia clássica de Geertz e Ingold adaptados ao contexto urbano segundo os preceitos de Magnani. A metodologia empregada foi a etnografia, reconhecida como uma abordagem qualitativa eficaz para a análise de contextos culturais, sociais e comportamentais. A inserção no campo de estudo contou com a ajuda de algumas artistas por intermédio das redes sociais, inicialmente, sendo feito o uso do caderno de campo e entrevistas semiestruturadas. Este enfoque metodológico possibilitou a compreensão dos espaços sociais no qual as artistas atuam como protagonistas, priorizando sempre o seu contexto social, histórico e cultural para assim explorar suas experiências, trajetórias e narrativas. RESULTADOS: Averiguou-se a presença de fortes redes de sociabilidade formadas apenas por mulheres, organizadas a fim de divulgar, apoiar e perpetuar suas artes para encorajar uma luta diária por emancipação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ademais, o universo estudado mostrou diversos olhares sobre a realidade a partir das percepções e sensações demostradas através do corpo das artistas: suas artes demonstram histórias e vivências comuns à mulher, mas que tem o poder de sensibilizar todos que se deparam direta ou indiretamente com sua arte.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Etnografia; 2. Antropologia da arte; 3. Slam; 4. Mulheres artistas

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.