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HISTÓRIA DA FÍSICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: FÍSICA NA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

MOTTA, Leonardo Gonçalves ¹; SEPULVEDA, Luis Dario ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Física – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Núcleo – Engenharias – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este trabalho apresenta uma visão abrangente da história do efeito fotoelétrico, humanizando os cientistas que contribuíram para a compreensão desse fenômeno, desde as primeiras observações de Hertz até as repercussões após a publicação do artigo seminal de Einstein, culminando na verificação experimental das equações de Einstein por Millikan. O efeito fotoelétrico ocorre quando uma luz de determinada frequência incide sobre um metal, provocando a emissão de elétrons. Embora o fenômeno já fosse conhecido, ele intrigava os cientistas do início do século XX, pois o aumento do brilho e do tempo de exposição da luz não resultava em um aumento proporcional dos elétrons emitidos. OBJETIVOS: Geral_ Analisar a evolução do conceito científico do Efeito Fotoelétrico relacionados à Física no ensino da Física Escolar e da elaboração de práticas pedagógicas. Específicos -Pesquisar e analisar os marcos históricos relacionados ao desenvolvimento do conceito do Efeito Fotoelétrico; Realizar uma análise crítica da abordagem atual do Efeito Fotoelétrico nos currículos de Física e o proposto na BNCC; Identificar lacunas, equívocos comuns e possíveis desafios percebidos pelos estudantes no entendimento desse fenômeno; Desenvolver e implementar práticas pedagógicas inovadoras relacionadas ao ensino do Efeito Fotoelétrico. Explorar métodos que envolvam experimentação, contextualização histórica e interatividade para tornar o aprendizado mais atrativo e eficaz. MATERIAIS E MÉTODO: O estudo sugere um experimento didático e a implementação de uma sequência didática para estudantes do terceiro ano do ensino médio. Os materiais utilizados incluem um eletroscópio, uma chapa de alumínio e uma lâmpada específica para produzir o efeito fotoelétrico. São descritas diversas tentativas de carregar o eletroscópio utilizando um gerador de Van de Graaff e um bastão de plástico atritado com um pano de lã. A metodologia empregada visa envolver os estudantes ativamente, promovendo uma aprendizagem significativa onde eles são protagonistas do processo. RESULTADOS: Os resultados indicam que o material analisado não possui a pureza necessária para alterar significativamente a função trabalho do material. A sequência didática planejada compreende quatro aulas, distribuídas ao longo de duas semanas, proporcionando tempo adequado para a exploração do tema no ensino básico sem comprometer a continuidade do currículo de física. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A proposta está alinhada com as competências e habilidades estabelecidas pela BNCC, assegurando que o conteúdo seja relevante e integrador no contexto educacional. A metodologia ativa utilizada visa não apenas a compreensão teórica do efeito fotoelétrico, mas também a aplicação prática e a contextualização histórica, proporcionando uma abordagem completa e envolvente para os estudantes.

PALAVRAS-CHAVE: Efeito-fotoelétrico; Sequência-didática; ensino-de-física-moderna;

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.