Logo PUCPR

EXPERIÊNCIAS MARCANTES NA CONSTRUÇÃO DA CARREIRA DE PSICÓLOGOS(AS) NO INÍCIO DA VIDA PROFISSIONAL – FASE II

HARDER, Julia Xavier ¹; CRUZ, Regina Celina ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A inserção dos profissionais da psicologia no mercado de trabalho é caracterizada por aspectos relacionados à formação universitária e às características pessoais dos profissionais. Um fator de grande influência é o fato da psicologia oferecer diversas formas de entrada no mercado de trabalho. OBJETIVOS: verificar as experiências consideradas como mais marcantes para psicólogos(as) na fase inicial da carreira e as contribuições delas para o desenvolvimento profissional; verificar destaques positivos e negativos das experiências dos psicólogos; identificar estratégias utilizadas pelos psicólogos para enfrentar situações consideradas negativas e positivas; caracterizar os sentimentos associados às experiências indicadas. MATERIAIS E MÉTODO: A amostra desse estudo qualitativo foi de sete psicólogos, graduados no ano de 2020, em uma instituição de ensino de Curitiba. A coleta de dados foi feita por meio do auto registro mensal de experiências positivas e negativas, além do registro de sentimentos associados a elas. Após a organização dos dados coletados foi feita a análise de conteúdo. RESULTADOS: Por meio dos dados coletados foi possível observar características em comum entre os profissionais, como o fato de todos estarem trabalhando na profissão, em sua maioria em Curitiba, majoritariamente com Psicologia Clínica. As experiências positivas mais comentadas foram sobre o trabalho, supervisão, grupos de estudos e novas oportunidades de trabalho. Já nas experiências negativas as mais frequentes foram relacionadas ao trabalho, pacientes e finanças. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi possível observar sucessos e frustrações indicadas pelos profissionais no início da carreira e a importância das estratégias de formação complementar adotadas para o aperfeiçoamento e direcionamento da atuação. É possível inferir que as respostas fornecidas pelos participantes se alinham com o que é encontrado na literatura sobre a temática.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Psicólogos; 2. Carreira; 3. Mercado de Trabalho; 4. Psicologia Organizacional e do Trabalho; 5 Psicologia.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.