Logo PUCPR

DESEMPENHO PRODUTIVO E FITOMÉTRICO DA SOJA EM RESPOSTA A APLICAÇÃO DE BIOESTIMULANTES

SAUCEDO, Cristian Gilberto Nunes ¹; SILVA, Rafaella Ramos Da ³; NIEDERMAYER, Rafael Elias ³; SCHUCH, Julia Coppini ³; BARBOSA, Andre Prechlak ²
Curso do(a) Estudante: Agronomia – Câmpus Toledo – Câmpus Toledo
Curso do(a) Orientador(a): Agronomia – Câmpus Toledo

INTRODUÇÃO: Aplicação de bioestimulantes na cultura da soja, concluiu que estes podem ser excelentes ferramentas, podendo influenciar de forma positiva e um grande potencial para incrementar na produção de biomassa das plantas OBJETIVOS: Desta maneira o objetivo deste trabalho foi avaliar o uso de bioestimulantes, sobre o desempenho fitométrico e seu reflexo nos componentes de produção e rendimento de grãos da cultura da soja. MATERIAIS E MÉTODO: O experimento foi conduzido a campo, na safra 2023/2024, na área experimental da fazenda da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Campus Toledo. Elaborou-se o total de 104 parcelas (unidades experimentais), sendo cada unidade experimental constituída por 7 linhas de 10 m de comprimento, com espaçamento entre linha de 0,45 m, com área total de 31,50 m², sendo considerada uma área útil de 4 linhas de soja com 8 m de comprimento, ou seja, 14,40 m². O delineamento experimental consistiu-se em blocos casualizados, com 4 repetições. Sendo os tratamentos constituídos das aplicações dos seguintes bioestimulantes. Os tratamentos constituídos das aplicações dos bioestimulantes Concorde®, Stimulate®, Black Gold®, Reabilit 3® e Stopping Go® nos estádios fenológicos de aplicação e dosagens respectivamente, V4 (1Lha-1), R1 (1Lha-1); (V4; R1 (2*0,5Lha-1); (V4; R1 (2*1Lha-1); V4; R1; R3 (3*0,25Lha-1); V4; R1; R3; R5 (4*0,25Lha-1). RESULTADOS: No resumo da Análise de Variância (ANOVA), é possível observar que houve diferença significativa a nível de 5% para a produtividade de grãos. Esses resultados indicam que os bioestimulantes tiveram um efeito significativo na cultura. Por outro lado, a ANOVA também indicou que algumas variáveis não mostraram diferenças significativas com a aplicação dos bioestimulantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O uso de bioestimulantes na cultura da soja resulta em maiores produções. Houve incremento na produtividade de grãos como efeito positivo ao uso de bioestimulante. Entende-se que a soma dos componentes de produção aprimorados pelos bioestimulantes levou a uma diferença significativa na produtividade de grãos.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Fitorreguladores; 2. Glycine Max; 3. Produtividade; 4. Hormônios vegetais; 5. Desempenho fitométrico.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.