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TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO: O PAPEL DA FISIOTERAPIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

SELESKI, Beatriz Dos Santos ¹; RIBAS, Cristiane Goncalves ²
Curso do(a) Estudante: Fisioterapia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Fisioterapia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Introdução. O transtorno do desenvolvimento da coordenação é um distúrbio que, na ausência se outro diagnóstico, é caracterizado pelo atraso ou dificuldade na execução de habilidades motoras que envolvem motricidade fina e ampla. Crianças com TDC podem apresentar problemas na vida escolar, além de dificuldade na execução de tarefas consideradas simples para aquela idade cronológica, surgindo muitas vezes associado com TEA, TDAH ou outras doenças. Dessa forma, vale abranger os impactos positivos que a intervenção fisioterapêutica pode proporcionar na reabilitação dos indivíduos com TDC, justificando seus diversos modos de atuação e permitindo um maior conhecimento das famílias e professores sobre como ter acesso a esse serviço, melhorando o modo de viver dessas crianças em todos os âmbitos de vida. OBJETIVOS: Objetivos. Analisar o papel da fisioterapia na estimulação precoce em crianças saudáveis, com TDC e comprovar sua eficácia. MATERIAIS E MÉTODO: Materiais e Métodos. Foi executado a partir das diretrizes PRISMA, com a formulação a partir da estratégia PICO e pontuação de qualidade a partir da escala PEDro. RESULTADOS: Resultados. Foram encontrados, no total, 99 artigos, sendo que a partir da filtragem, foram selecionados 5 ECR para compor o estudo. Da seleção, diferentes intervenções foram propostas, evidenciando que a fisioterapia pode abordar o tratamento de TDC de diversas maneiras, a depender das características da criança. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclusão. A identificação do manejo fisioterapêutico em crianças com TDC poderá ocorrer uma orientação mais abrangente nas práticas clínicas, escolares e familiares, aumentando a elaboração de protocolos e técnicas de tratamento mais eficientes e a qualidade de vida deste público em todos os âmbitos de sua vida.

PALAVRAS-CHAVE: Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação; Fisioterapia; Coordenação motora.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.