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COMO OS ESTUDANTES LIDAM COM A VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR

CORDEIRO, Emanuelle Lopes ¹; LIMA, Cezar Bueno De ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Ciências Sociais – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Ciências Sociais – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Neste projeto de pesquisa, abordou-se o tema como os estudantes lidam com a violência no ambiente escolar, a partir de uma análise interseccional. Este tema é de grande relevância devido ao aumento dos casos de violências nas escolas e por através da interseccionalidade é capaz de se obter uma análise aprofundada deste fenômeno, o que motiva a questão desta pesquisa “como as interseções entre classe, gênero e raça influenciam as experiências e respostas dos estudantes à violência escolar?”. OBJETIVOS: O objetivo principal desta pesquisa é analisar de forma interseccional como estudantes vivenciam e reagem à violência, considerando as influências de classe social, gênero e raça e encontrar meios que possam solucionar o uso da violência na vida de jovens e crianças. Além disso, buscou-se promover valores e atividades restaurativas que desenvolvam o emocional de cada um, fazendo com que o diálogo seja a principal resolução de conflitos. MATERIAIS E MÉTODO: Para atingir os objetivos propostos, a pesquisa foi conduzida através de uma revisão de literatura onde realizou-se uma busca booleana em bases de dados da biblioteca virtual Periódicos CAPES, no período específico de 2018 a 2023, com os seguintes termos: “Violência nas escolas” AND “Combate e prevenção da violência nas escolas” OR “Consequências e efeitos da violência escolar” OR “Identidade e experiências escolares” OR “Preconceito, desigualdade, discriminação nas escolas” OR “experiências e respostas a violência escolar” OR “Interseccionalidade”. Os resultados foram submetidos a uma análise de duplicatas utilizando o software Excel, seguida de uma revisão na plataforma Rayyan. Cada resumo foi examinado minuciosamente, com ênfase nos temas mencionados anteriormente. As duplicatas identificadas foram removidas, resultando em um total de 638 resumos para análise. Destes, 67 artigos foram selecionados para análise integral, culminando na escolha de 21 artigos para a realização deste estudo. RESULTADOS: No que diz respeito a revisão de literatura, foram identificadas 6 manifestações de violência, mas presentes no ambiente escolar e 7 estratégias de enfrentamento para tal problemática. Em relação à pesquisa de campo – modalidade pesquisa-ação, realizou-se grupos focais e aplicação de questionário fechado de múltipla escolha aos estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Santa Rosa, localizado no bairro Cajuru em Curitiba. A partir disso, foi realizado uma análise dos questionários fechados de múltipla escolha e das falas dos estudantes por meio dos grupos focais realizados, o que demonstrou que a violência escolar é uma questão complexa, influenciada por fatores interseccionais como raça, gênero, orientação sexual e classe social. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os achados sugerem que há uma variação significativa na percepção da violência entre diferentes grupos de estudantes, possivelmente influenciada por fatores como gênero, raça e classe. Conclui-se que raça, gênero, orientação sexual e classe social influenciam significativamente a forma como a violência é vivenciada e abordada no ambiente escolar. As estratégias de enfrentamento sugeridas pelos estudantes, como grupos de apoio, atividades pedagógicas e melhorias na infraestrutura escolar, oferecem um caminho promissor para criar um ambiente mais inclusivo e seguro.

PALAVRAS-CHAVE: Interseccionalidade; Violência Escolar; Práticas Restaurativas; Diálogo

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.