Logo PUCPR

IDENTIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE FUNCIONALIDADE DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA UTILIZADAS EM REGISTROS DE INFORMAÇÕES DE SAÚDE EM UTIS DE UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA

DENARDIN, Maria Valentina De Lara ¹; SCHARAN, Karoleen Oswald ³; MOSER, Auristela Duarte De Lima ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Fisioterapia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) visa avaliar e medir de modo objetivo a recuperação e reabilitação a curto e longo prazo, além de abranger a capacidade individual e necessidade de cada paciente. Em ambientes de cuidado intensivo, são inúmeros os instrumentos utilizados a fim de direcionar métodos e estratégias, especialmente quanto ao processo de registro de informações e aprimoração de serviços de assistência. Deste modo, a integração destas ferramentas a CIF é imprescindível para transformar paradigmas relativos à percepção e abordagem de disfunções, deficiências e incapacidades. OBJETIVOS: Identificar as informações de funcionalidade de instrumentos de medida utilizadas em registros de informações de saúde em UTIs de um hospital de referência.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I. Realizar o levantamento dos instrumentos utilizados por profissionais da saúde para registro de informações em saúde nas referidas UTIs em que o estudo será realizado; II. Buscar na literatura se já houve ligação do conteúdo dos instrumentos com a CIF;
III. Propor as informações correlatas na CIF embasado nas regras de ligações propostas por CIEZA et al., 2016. MATERIAIS E MÉTODO: Estudo transversal com amostra de 104 pacientes internados em UTIs, entre 25 e 87 anos, de ambos os sexos. Análise de informações de funcionalidade em instrumentos de medida e ferramentas utilizadas em UTIs, com vinculação a CIF embasada nas regras de ligações propostas por CIEZA et al. (2016). A classificação da CIF foi realizada diante de escalas validadas, como de mobilidade (FSS-ICU) e funcionalidade (PFIT-s), além de abarcar dados isolados. RESULTADOS: Foram vinculados 21 diferentes códigos da CIF as ferramentas analisadas, compreendendo todos os quatro pilares da classificação: funções do corpo; estrutura do corpo; atividades e participação; e fatores ambientais. Para mais, as ligações estabelecidas com as escalas FSS-ICU e PFIT-s foram majoritariamente corroboradas pela literatura, com 9 de 10 códigos. Além disso, o estudo identificou e destacou 10 novas conexões entre os domínios da CIF e instrumentos analisado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo demonstrou a eficácia da CIF em relacionar-se com ferramentas diversas, como instrumentos de registro, por meio de um viés biopsicossocial e uma visão holística. Igualmente, a CIF revela sua capacidade de integrar informações de maneira abrangente, contribuindo para melhores práticas e estratégias em ambientes distintos e no que concerne a funcionalidade e reabilitação.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; 2. CIF; 3. Unidade de Terapia Intensiva; 4. Fisioterapia.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.