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AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES APÓS A PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES ENVOLVENDO PROCEDIMENTOS DE REFORÇAMENTO NEGATIVO E POSITIVO

MORRO, Maria Eduarda Bergamin ¹; JULIANI, Joao ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A substituição do controle coercitivo por práticas de reforço positivo pode resultar em uma série de benefícios, incluindo melhor saúde mental, maior satisfação no trabalho e relações interpessoais mais positivas. Culturas que mantêm o controle dos comportamentos dos seus membros com o uso de procedimentos coercitivos são frequentes, muitas vezes com práticas que se perpetuam, gerando sofrimento nas pessoas de várias gerações. Promover o reforço positivo e minimizar o uso de punição são estratégias para melhorar o bem-estar e a satisfação dos indivíduos. OBJETIVOS: O presente estudo foi conduzido com o objetivo de comparar a percepção da qualidade de vida de universitários avaliada imediatamente após a participação em uma atividade envolvendo reforçamento negativo (Grupo Experimental – GE) e reforçamento positivo (Grupo Controle – GC). MATERIAIS E MÉTODO: Foi utilizada para a avaliação da percepção de qualidade a versão em português do Whoqol-bref, instrumento desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde, composto por 26 questões que medem a percepção de bem-estar dos indivíduos nos domínios psicológico, social, físico, meio ambiente e autoavaliação. A metodologia adotada incluiu a resolução em grupo de anagramas apresentados em cartões de três cores diferentes. O grupo escolhia a cor do cartão e, na sequência, optava por solucionar ou não o anagrama nele contido. O procedimento com o GE implicava que, caso optasse por não solucionar ou solucionar e errasse, perderia pontos; caso acertasse, mantinham os pontos com os quais iniciaram a rodada. O GC também tinha a possibilidade de escolher a cor do cartão e se iria ou não solucionar o anagrama; porém, ganhava pontos caso acertasse a palavra e nenhum ponto era perdido se errasse ou desistisse de solucionar. Participaram do estudo 17 estudantes, oito do GE e nove do GC. Os domínios foram calculados em uma escala de 4 a 20 (o Whoqol permite escolher as opções de 1 a 5 e, para efeito de contabilização, estes escores foram multiplicados por 4). RESULTADOS: O domínio físico foi o que obteve menor escore médio (12,6), sendo o único em que o grupo controle ficou abaixo do experimental. Considerando o grupo como um todo (total), o maior escore foi do domínio das relações sociais (16,3); também foi neste domínio que houve a maior diferença entre os grupos, sendo que o experimental ficou com 15,3 e o controle com 17,2. Considerando o escore médio dos participantes individualmente, o maior e o menor, 18,9 e 10,0 respectivamente, foram apresentados por universitários do GC. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo conduzido mostra que atividades envolvendo reforço positivo e negativo não produziram diferenças estatisticamente relevantes sobre a percepção de qualidade de vida dos estudantes. Porém, esses resultados precisam ser considerados com cautela, haja vista o pequeno número de participantes e o tempo restrito de exposição às atividades em grupo.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Anagramas; 2. Microssociedade ; 3. Coerção; 4.Avaliação da qualidade de vida; 5 Reforço positivo.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.