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AGENDA 2030, PACTO EDUCATIVO GLOBAL E DIREITOS HUMANOS NA PESQUISA CIENTÍFICA DA PUCPR (2)

VISCARDI, Francisco ¹; PILLA, Maria Cecilia Barreto Amorim ²
Curso do(a) Estudante: Direito – Escola de Direito – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em História – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente estudo analisa a integração dos compromissos do Pacto Educativo Global nos programas de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O Pacto, estabelecido pelo Papa Francisco, busca promover uma educação transformadora baseada em sete compromissos essenciais, como a centralidade da pessoa, a escuta das novas gerações e a promoção da inclusão social. OBJETIVOS: Realizar o levantamento de dados sobre pesquisas realizadas nos Programas de Mestrado e Doutorado da PUCPR nos anos de 2022 e 2023, sistematizando as informações encontradas para compreender as temáticas estudadas e o papel do Ensino Superior Católico na realização dos compromissos do PEG, especialmente no que diz respeito à dignidade humana e aos direitos humanos. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa utilizou uma abordagem bibliográfica e documental, combinando métodos quantitativos e qualitativos para uma análise abrangente. A coleta de dados se deu por meio de pesquisa no Currículo Lattes dos (as) docentes, para na sequência os dados extraídos serem colocados em uma planilha Microsoft Excel para serem analisadas frente aos sete compromissos do Pacto Educativo Global. RESULTADOS: Os resultados mostram que os programas de pós-graduação da PUCPR têm incorporado esses compromissos em seus currículos e práticas, destacando melhores práticas e áreas de oportunidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A análise dos programas de pós-graduaçãoda PUCPR em diversas áreas do conhecimento revela uma diversidade na integração dos compromissos do Pacto Educativo Global, refletindo tanto as particularidades de cada campo do conhecimento quanto a amplitude e a universalidade dos princípios do Pacto. A presença desses nos programas de pós-graduação não apenas enriquece a formação acadêmica, mas sobretudo, prepara os estudantes para serem agentes de mudança em suas respectivas áreas de atuação na sociedade como cidadãos e cidadãs.

PALAVRAS-CHAVE: Pacto Educativo Global; Direitos Humanos; Educação Superior; Stricto Sensu; Dignidade Humana

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.