Logo PUCPR

AVALIAÇÃO DE ESTABILIDADE DE COR DE RESINAS COMPOSTAS UNICROMÁTICAS EM RESTAURAÇÕES POSTERIORES COM DIFERENTES PROFUNDIDADES

CENTANINI, Izadora Araujo ¹; SOUZA, Evelise Machado De ³; RACHED, Rodrigo Nunes ³; LEYTON, Brenda Giselle Sanchez ²
Curso do(a) Estudante: Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: As resinas compostas têm sido amplamente utilizadas na odontologia restauradora, sendo a escolha preferida para restaurações. Em resposta à demanda por procedimentos mais simples e rápidos, foram desenvolvidas resinas compostas unicromáticas que eliminam a necessidade de seleção de cor. No entanto, a estabilidade de cor destas resinas em restaurações de dentes posteriores, ainda não estão totalmente esclarecidas. OBJETIVOS: Este estudo in vitro avaliou a estabilidade de cor de resinas compostas convencionais e unicromáticas em preparos classe I, analisando a correspondência de cor entre esses tipos de resinas e o substrato dentário, bem como a estabilidade de cor das resinas após serem submetidas a envelhecimento por termociclagem. MATERIAIS E MÉTODO: Foram utilizados 40 terceiros molares humanos hígidos extraídos. Os dentes foram preparados em cavidades classe I com profundidade de 4 mm e foram restaurados com três resinas unicromáticas (Vitra Unique, Omnichroma e Charisma Diamond One) e uma resina convencional (Filtek Z250), seguindo a técnica incremental. A análise estatística incluiu testes de homogeneidade, normalidade, Tukey HSD, Games-Howell e t-student pareado, com nível de significância de 5%, utilizando o SPSS 24.0. RESULTADOS: Neste estudo, a correspondência de cor das resinas unicromáticas (VU, OM, DO) foi comparada à resina convencional (FZ). Houve diferenças significativas entre as resinas antes e depois da termociclagem. A estabilidade de cor mostrou diferenças significativas em todos os grupos após a termociclagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base nos resultados, as resinas unicromáticas tiveram desempenho similar à convencional, exceto a Vittra Unique. Nenhuma alcançou resultados clinicamente satisfatórios (ΔE>3,3) para restaurações posteriores classe I, mostrando alteração de cor antes e depois da termociclagem.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Resina Composta; 2. Estabilidade de Cor; 3. Restaurações Posteriores; 4. Resinas Unicromáticas; 5. Preparos Classe I.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.