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O “SABER SER” NA METODOLOGIA BASEADA EM PROBLEMAS (Problem Based on Learning – PBL), NA DISCIPLINA DE AGRESSÃO E DEFESA 1, DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA PUCPR – CAMPUS LONDRINA

ALBANESE, Maria Laura ¹; GOMDIM, Amanda Fioravante ³; BRAMILLA, Paulo Henrique Maraviescki ³; TERRA, Vania Aparecida ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: No ensino por competências ofertado pela PUCPR, assume-se que o egresso desenvolva o saber agir, articulando saberes, ou seja, recursos cognitivos, nomeados como saber fazer integrados ao saber ser, que admite o desenvolvimento de recursos socioemocionais, embutidos dos valores descritos na missão institucional. O planejamento de práticas docentes voltadas para a promoção da reflexão e metacognição, através de metodologias ativas colaboram para a concretização da proposta pedagógica da PUCPR. O método PBL (Problem Based on Learning) consiste em uma abordagem sistematizada em 7 passos, que visa resolver problemas ou lidar com desafios encontrados em situações da vida real. OBJETIVOS: Analisar a eficácia da prática pedagógica e dos materiais elaborados para o desenvolvimento e avaliação da dimensão do saber ser integrado ao saber fazer, nos tutoriais PBL, na disciplina Agressão e Defesa I, do curso de Medicina, campus Londrina/Pr, bem como validar o guia: ‘Indícios Atitudinais do Saber Ser’, como material de apoio para o planejamento de práticas reflexivas para o desenvolvimento do saber ser. MATERIAIS E MÉTODO: Planejamento da disciplina considerando o plano de ensino e a metodologia utilizada PBL, considerando os saberes ser cooperação, dedicação e autoregulação, mapeados na competência, elemento de competência, resultado de aprendizagem e indicadores de desempenho da disciplina. Estruturação de prática reflexiva através de documentos de autoavaliação e avaliação dos pares, cujas questões foram criadas o material de apoio que revela as ações ou indícios atitudinais do saber ser. Posteriormente, o questionário de pesquisa, aprovado pelo comitê de ética, com questões objetivas e discursivas, sobre a prática de aprendizagem vivenciada foi respondido pelos estudantes. Os dados obtidos do questionário passaram por análise do conteúdo, utilizando o software ATLAS.TI. RESULTADOS: A análise de conteúdo, revelou que 21 do total de 25 estudantes que participaram da pesquisa, perceberam ter desenvolvido o saber ser cooperação, enquanto 15 deles afirmam ter desenvolvido o saber ser autorregulação e 16 o saber ser dedicação. A análise do conteúdo da pesquisa, revelou que a metodologia é eficaz para o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades da matriz curricular, como autorregulação, dedicação e cooperação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Sugere-se que a prática reflexiva aplicada aos estudantes do terceiro período do curso de Medicina, seja incorporada como mais um passo da metodologia PBL, por promover o desenvolvimento dos saberes ser almejados, quais seja, cooperação, dedicação e autorregulalção integrado ao saber fazer. Isso é de extrema relevância, já que se entende que o desenvolvimento de competências socioemocionais em conjunto com os recursos cognitivos, por meio de uma metodologia de ensino adequada é a chave para que os estudantes egressos tenham excelência na formação acadêmica e profissional, contribuindo como uma das muitas outras possibilidades para concretização da proposta pedagógica da PUCPR.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Saber ser; 2. Soft skills; Hard skills; 3. Problem Based on Learn (PBL); 4. Prática reflexiva.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.