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COMO EVITAR COMPARTILHAMENTO DE FAKE NEWS DE SAÚDE PELA DISFLUÊNCIA

BRUNETTA, Giulia Puppi ¹; VIACAVA, Juan Jose Camou ²
Curso do(a) Estudante: Marketing – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Marketing – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Com o crescimento da internet houve o aumento na propagação de Fake News. São notícias fabricadas com o intuito de dissipar informações falsas, sem nenhum compromisso com a verdade. Afetando não somente o leitor que agora passou a acreditar em uma verdade, mas também as pessoas com quem esse leitor compartilha a notícia e informação errônea. OBJETIVOS: A pesquisa tem como objetivo analisar as principais motivações que levam os consumidores a compartilhar Fake News sobre a área de saúde e, procurar formas de evitar seu compartilhamento através da (Dis)Fluência. A fluência é a facilidade com que uma informação é lida, compreendida e absorvida, há maneiras de facilitar ou dificultar – disfluência – o entendimento de uma informação, afetando a percepção de verdade da informação. MATERIAIS E MÉTODO: Foi feita uma pesquisa em artigos científicos a fim de entender mais sobre o assunto e coletar informações para um referencial teórico. Posteriormente, foi elaborado um experimento no Qualtrics manipulando a Fluência vs Disfluência. O experimento continha três notícias verdadeiras e três Fake News sobre câncer. No grupo com a manipulação de Fluência, o texto tinha tamanho normal, enquanto na de Disfluência, a letra tinha tamanho reduzido dificultando a leitura. Os respondentes foram expostos as manchetes notícias uma a uma, questionados então se as compartilharia (sim, talvez ou não). Também foram coletados dados sobre sua motivação em compartilhar notícias, dados sociodemográficos e seu conhecimento subjetivo sobre câncer. RESULTADOS: Houve maior dificuldade percebida quanto ao tamanho das letras para o grupo com letra menor, assim como o grupo com letras pequenas demostrou uma queda na atenção. O texto com letras pequenas tem apenas um pequeno efeito – e não significativo – que faz com que as pessoas desconfiem destas notícias falsas. Entretanto, não houve diferenças significativas em compartilhar notícias sobre o câncer em relação ao tamanho da letra. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir do projeto foi possível analisar o fenômeno da disfluência de maneira muito sutil, o tamanho de fonte menor faz com que a leitura fique mais difícil, como o esperado, mas o tamanho da fonte não afetou o compartilhamento das notícias, sendo recomendado outras formas de manipulação de (dis)fluência para atingir estes objetivos.

PALAVRAS-CHAVE: fluência; disfluência; Fake News; compartilhamento

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.