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MOTIVAÇÕES QUE FAZEM INDIVÍDUOS COMPARTILHAR FAKE NEWS DE SAÚDE

POSNIK, Frederico Loos ¹; VIACAVA, Juan Jose Camou ²
Curso do(a) Estudante: Marketing – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Marketing – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A Internet nas últimas décadas tem passado por um grande crescimento, e com ela, surge o problema do aumento de disseminação de fake news. As fake news podem ser definidas por como notícias falsas com o objetivo de enganar ou confundir os leitores de forma proposital. Estas notícias, sem nenhuma base real ou de cunho sensacionalista acabam por influenciar os leitores, e assim causar diversos efeitos negativos dentro da sociedade. OBJETIVOS: O principal objetivo dessa pesquisa se baseia em analisar as motivações que levaria uma pessoa a compartilhar fake news sobre saúde nas mídias sociais. MATERIAIS E MÉTODO: A partir do objetivo traçado, foi realizada uma revisão de literatura com referenciais teóricos a respeito do tema, a fim de embasar a pesquisa. Após esta etapa, um questionário em survey foi realizado, por meio do software Qualtrics, contendo três notícias verdadeiras e três fake news especificamente sobre câncer, englobando manchetes de diferentes causas e formas de prevenção da doença. A coleta de informação foi realizada totalmente de maneira online, na qual os respondentes receberam um link para o questionário e assim, responderam as perguntas. Após estabelecer se, uma a uma, compartilhariam, talvez compartilharia ou não compartilharia as manchetes, os respondentes se submeteram a uma análise contendo métricas de uma escala de motivação de compartilhamento de notícias. Outras informações dos respondentes foram coletadas, com intuito de verificar seu perfil sociodemográfico e conhecimento sobre câncer. RESULTADOS: A partir da pesquisa realizada foi possível identificar a intensidade de correlação entre as métricas utilizadas na escala de motivação de compartilhamento de notícias, com o compartilhamento de fato e assim, verificar quais são as principais motivações que levariam uma pessoa a compartilhar as fake news. As categorias analisadas na escala de motivação foram: assistência da plataforma, vingança, preocupação com os outros, extravasar, benefícios sociais, incentivos econômicos, ajudar e busca por conselhos. Identificamos que as principais motivações para compartilhar fake news seriam a busca de assistência na plataforma, busca de conselhos, preocupação com os outros, ajudar os outros e a busca de benefícios sociais. Foi verificada uma correlação maior entre as motivações e notícias falsas do que as verdadeiras, assim, o impacto das motivações seria maior no compartilhamento de fake news do que notícias verdadeiras. Observamos também que quanto mais os respondentes afirmavam ter conhecimento (conhecimento subjetivo) sobre a câncer, mais eles compartilhavam notícias de maneira geral. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir do projeto foi possível traçar os efeitos das principais motivações que levam um indivíduo a compartilhar fake news sobre a saúde e, que notícias falsas são usualmente compartilhadas com notícias verdadeiras do mesmo tema.

PALAVRAS-CHAVE: eWOM; Boca-a-Boca; Fake News; Motivações

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.