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INTERAÇÃO ENTRE A INDÚSTRIA DA MODA E O MERCADO DOS JOGOS ELETRÔNICOS

SOUZA, Letícia Maria De Andrade Pereira Mendes De ¹; SENA, Taisa Vieira ²
Curso do(a) Estudante: Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Desde o século passado, a tecnologia vem evoluindo e adentrando na vida do ser humano e na relação da sociedade. As mídias sociais, trouxeram a convivência humana para as telas, permitindo o avanço da globalização e a mistura de culturas. Por ter um grande impacto na sociedade, resultou na mudança de comportamento do consumidor. A moda na era digital, principalmente com a pandemia de Covid-19, trouxe desfiles virtuais, fashion movies e peças que só existem no metaverso. OBJETIVOS: A pesquisa tem por objetivo compreender a interação entre o mundo da moda e dos videogames, buscando entender como essas duas indústrias estão se influenciando mutuamente e como isso está afetando a cultura popular em geral, uma vez que a moda e os videogames têm públicos diferentes, mas ambos são formas de expressão cultural e de criação de identidade. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa é de natureza aplicada, com uma abordagem metodológica predominantemente qualitativa. Quanto aos objetivos, a pesquisa é exploratória, utilizando procedimentos, técnicas ou tipos de pesquisa bibliográfica. Quanto aos procedimentos, técnicas ou tipos de pesquisa utilizados, caracteriza-se como bibliográfica (física e digital), uma vez que utiliza como fontes de dados tanto livros, como revistas e científicos, anais de congressos e a internet. RESULTADOS: Os jogos digitais, agora um dos entretenimentos mais populares, desempenham um papel significativo na cultura moderna, com raízes históricas que remontam ao século XVIII. Eles oferecem uma plataforma para a expressão artística e social, além de envolverem elementos de design emocional e interação política e ética. Durante a pandemia, marcas como Burberry e Balenciaga inovaram com desfiles virtuais e parcerias em jogos como Fortnite, onde roupas digitais inspiradas em peças físicas foram disponibilizadas. Jogos como Roblox têm visto um crescimento no número de criadores de roupas virtuais, com a Geração Z liderando esse movimento de autoexpressão digital. A personalização de avatares é uma prática comum, com 94% dos jogadores da Geração Z fazendo customizações frequentes. Jogos como Animal Crossing, The Sims, Fortnite, e Roblox têm colaborado com marcas de moda para criar experiências imersivas e itens digitais únicos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Estas parcerias não só proporcionam uma nova forma de engajamento, mas também representam uma significativa fonte de receita, com o mercado de skins gerando bilhões de dólares. A autoexpressão nos jogos digitais aumenta a autoconfiança e fortalece os relacionamentos, tanto digitais quanto reais. As tendências da moda física influenciam e são influenciadas pelo estilo digital, criando uma simbiose entre os dois mundos. Marcas de moda têm explorado essas oportunidades, com coleções exclusivas e parcerias com jogos populares. A interação entre marcas de moda e jogos eletrônicos se intensificou recentemente, permitindo que as marcas alcancem públicos mais jovens e diversificados, já que os jogos ganham em estética e inovação visual, oferecendo plataformas para expressão artística, reflexão política e conexão emocional. Esta convergência permite experiências personalizadas e imersivas, fortalecendo a sinergia entre moda e jogos.

PALAVRAS-CHAVE: Metaverso; Jogos; Moda; Marcas

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.