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O TOCAR PARA CRER DE TOMÉ E SUA RELAÇÃO COM A ALTERIDADE LEVINASIANA E A CRÍTICA AO NIILISMO CONTEMPORÂNEO

TEIXEIRA, Gilson Maciel ¹; OLIVEIRA, Lino Batista De ²; CATENASSI, Fabrizio Zandonadi ²
Curso do(a) Estudante: Teologia – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Essa pesquisa investiga o processo em que o Apóstolo Tomé precisou tocar para crer em Jesus Ressuscitado, bem como aponta os aspectos dos atos do Apóstolo que convergem com alteridade na concepção de Emannuel Levinas, ademais é elaborado uma crítica ao niilismo contemporâneo. Este trabalho emerge da percepção que historicamente a humanidade testemunho acontecimentos que marcaram as relações humanas: uns de maneira positiva outros de forma negativa. Assim na tentativa de colabora com essa reflexão, está pesquisa encontra luz na Sagrada Escritura, no texto de Jo 20,24-29, pois acreditamos a experiência de Tomé tem muito a contribuir no que concerne a relação com o Outro, além disso, buscou-se no conceito de alteridade elementos para tecer a crítica ao niilismo. OBJETIVOS: Esta pesquisa reflete e discorre sobre a passagem da incredulidade de Tomé a fé em Jesus relacionando com a alteridade, também estabelece a diferenciação entre a descrença do Apóstolo e o niilismo, por fim pondera-se sobre a problemática do niilismo contemporâneo. MATERIAIS E MÉTODO: Para embasar este trabalho e alcançarmos nossos objetivos, foi utilizado bibliografia impressa e digital de autores que versam sobre a temática proposta. Nossa pesquisa é qualitativa e de natureza básica. Quanto ao método da pesquisa, optou-se pelo histórico-crítico, por ser um método que presa pela análise aguçada, além disso, o método se inclina para os acontecimentos históricos, também averigua os eventos dentro do desenvolvimento da história e tece contribuições consistente ao objeto estudado. RESULTADOS: Apontou-se que Tomé é um homem incomodado com a realidade, por vezes firme nas suas decisões, ora tem dificuldade em acreditar sem as provas concretas, contudo não abandona os valores que orientam as relações humanas. Já o espírito niilista, afasta-se dos referencias norteadores das relações sociais, como forma de encontro com outro. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O Apóstolo se nega a acreditar sem provas palpável, porque é muito fácil crer sem comprometer-se ou de maneira superficial. Já o niilista prefere se apoiar em valores volátil, liquido do que ancorar-se em valores sólidos, duradouro. Essa forma de ser, esvazia as relações humanas, construídas a partir do processo histórico e social, o que era princípio, tornou-se um produto a ser manipulado enquanto for útil e descartado quando tiver mais serventia.

PALAVRAS-CHAVE: Tomé; incredulidade; profissão de fé; alteridade; niilismo

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária Inclusão Social no programa PIBIC.