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AULAS PRESENCIAIS PÓS PANDEMIA: AS INICIATIVAS DOS PROFESSORES /ESCOLAS PARA ATENDER AS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DO 1º. AO 3º. ANOS, NO RETORNO ÁS AULAS PRESENCIAIS

LIMA, Lahuama Dinamarques De ¹; MARTINS, Pura Lucia Oliver ²
Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A pandemia da covid 19 causou muitas transformações no mundo e a educação não ficou fora disso. Durante o isolamento social muitas medidas foram adotadas para que as crianças continuassem aprendendo, mas somente no retorno ao presencial é que os professores puderam se dar conta dos impactos gerados. Diante desse cenário, eles tiveram de adaptar suas práticas de ensino. OBJETIVOS: objetivo caracterizar a prática pedagógica dos professores de educação básica – Fundamental I -, dos 1º aos 3º anos, no retorno às aulas presenciais, tendo em vista elaborar cadernos de experiências para viabilizar a troca de experiências entre eles. MATERIAIS E MÉTODO: Pesquisa de abordagem qualitativa desrnvovlida em três etapas:
na primeira etapa, realizar uma pesquisa de estado da arte, para mapear estudos e artigos já existentes sobre o tema, que apresentou que ainda não havia dados sobre as práticas adotadas pelos professores. Em seguida, na segunda etapa, foi necessário localizar professores e escolas que estivessem disponíveis para realizar a pesquisa e, por fim, a terceira etapa foi realizar a coleta de dados, a partir das observações de experiências e das entrevistas. Foram entrevistados, ao todo, cinco professores do 1º aos 3º anos. RESULTADOS: Os professores apontaram para a alfabetização e as habilidades, que eram para terem sido desenvolvidas na Educação Infantil, como os maiores desafios no retorno ao presencial. Diante disso, os professores passaram a adotar estratégias como, por exemplo: jogos de alfabetização, caderno de caligrafia, atividades em grupo, uso de materiais concretos e recicláveis, massinha, jogos que trabalham a cognição etc. As iniciativas dos professores geraram saberes importantes para a prática pedagógica no retorno ao ensino presencial após a Pandemia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com o registro de todas essas práticas, foi possível elaborar um caderno de experiências, que tem por propósito viabilizar a troca de experiências entre os professores a respeito da educação no pós-pandemia.

PALAVRAS-CHAVE: . Aulas pós pandemia; 2. Dificuldades das crianças; 3. Iniciativas dos professores 4. Ensino Fundamental I; 5 Caderno de Experiência.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.