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PRÁTICA DA FILOSOFIA E PENSAMENTO HISTÓRICO

STONOGA, Juliana ¹; TIBALDEO, Roberto Franzini ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em História – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este projeto enfoca a questão da relevância das práticas filosóficas comunitárias para o alcance de uma sociedade mais democrática e inclusiva. OBJETIVOS: O objetivo foi verificar que a prática da filosofia e do pensamento histórico pode fortalecer o exercício da democracia, demonstrando que a educação é capaz de desenvolver cidadãos críticos e conscientes, capazes de discernir fatos de ficções e resistir a narrativas distorcidas. MATERIAIS E MÉTODO: O método utilizado perante a pesquisa foi o usufruto de uma coleta de dados em base de pesquisas bibliográficas e de análises críticas e sistemáticas de artigos/obras filosóficas em diferentes idiomas (português e inglês) que se interligam para atingir a finalidade de se aprofundar mais na temática de estudo. RESULTADOS: O estudo indica que o ensino de história pode fomentar a consciência histórica e ajudar os alunos a compreender que as instituições e práticas sociais são resultados de processos que ligam o presente ao passado, prevenindo a repetição de erros históricos e promovendo decisões mais conscientes. Similarmente, a “Filosofia para Crianças”, desenvolvida por Matthew Lipman e Ann Margaret Sharp, propõe a introdução da filosofia nas escolas desde a infância, tendo como objetivo desenvolver habilidades de pensamento crítico e autocorretivo, permitindo que as crianças se tornem pensadoras independentes e reflexivas. Além disso, a pesquisa comparou essa perspectiva com as contribuições de Paulo Freire, cuja pedagogia crítica enfatiza a conscientização e capacite os indivíduos a questionar e transformar a realidade social, resistindo à manipulação. Contextualizar a importância do pensamento histórico e crítico para enfrentar a desinformação na era da pós-verdade é essencial. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Assim, o estudo aponta que investir na educação de história e filosofia desde os anos iniciais é fundamental para a formação de cidadãos críticos através da educação pode ser uma ferramenta poderosa contra a desinformação e a manipulação midiática, a fim de cultivar uma sociedade informada e justa, apta a não cair na desinformação.

PALAVRAS-CHAVE: Consciência histórica; Educação; Filosofia; História; Pensamento crítico.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.