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OS EFEITOS DA CULTURA WOKE NAS ORGANIZAÇÕES: UMA INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS EMPRESARIAIS NAS DIMENSÕES SOCIAIS E DE GOVERNANÇA

NEGOSEKI, Vitória ¹; BORGES, Fernanda ³; WEYMER, Alex Sandro Quadros ²
Curso do(a) Estudante: Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Apesar de vivermos em um mundo empresarial cada vez mais atento às necessidades dos consumidores e com acesso novos modelos de gestão, algumas organizações ainda precisam refletir muito sobre o seu papel na sociedade no que tange às áreas sociais e de governança, especialmente em relação aos temas de diversidade, equidade e inclusão. Nesse contexto, existe um movimento que está exigindo novas reflexões das empresas no que tange ao seu posicionamento em relação ao compromisso assumido com seus diferentes públicos. Tal movimento tem como propósito, a luta por igualdade e justiça para grupos sub-representados, denominado “Cultura Woke” (Wright, 2022). OBJETIVOS: O objetivo principal deste estudo é identificar de que maneira a cultura Woke pode influenciar na mudança das dimensões sociais e de governança das organizações. MATERIAIS E MÉTODO: Para a realização do relatório final foram feitas pesquisas em sites acadêmicos, como o Google Scholar, revistas eletrônicas e sites com entrevistas de profissionais disponíveis em websites. O critério para escolha dos artigos científicos foi identificar o Qualis por meio das plataformas Scimago e Sucupira, com foco em artigos Qualis A, Q1 e Q2. RESULTADOS: Para demonstrar os elementos que compõem e relacionam os efeitos da Cultura Woke nas organizações às dimensões social e de governança do ESG, optou-se pela escolha de um estudo de caso sobre o grupo O Boticário e suas práticas em prol dessa relação, com objetivo de estabelecer relações teóricas e práticas. Após a análise, foi possível perceber que o grupo O Boticário tem vários projetos de diversidade e inclusão, como por exemplo: metas para aumentar mulheres em posições de lideranças; apoio a projetos para geração de renda por meio de aceleração de negócios; apoio às causas sociais com as propagandas de Dia dos Namorados; inclusão de casais LGBTQIAP+ em seu marketing, trazendo diversidade e representatividade, entre outros. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi possível concluir que as organizações estão imersas num contexto com expectativas voltadas para a diversidade, equidade e inclusão, exigindo respostas estratégicas e práticas organizacionais que parecem ter uma forte relação com as dimensões sociais e de governança das empresas. Nesse sentido, aquelas empresas que construírem uma cultura de inclusão social e governança sustentável, tem grandes chances de se destacarem a partir da elevação da sua reputação sob perspectiva do mercado e das diferentes esferas da sociedade.

PALAVRAS-CHAVE: Cultura Woke; 2. Wokeism; 3. ESG; 4. Governança; 5 Social.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.