Logo PUCPR

MÉTODOS QUANTITATIVOS PARA MENSURAÇÃO DA EFICÁCIA DE LÍDERES FEMININAS A PARTIR DA EDUCAÇÃO COOPERATIVA

MARINHO, Ayslan Felipe ¹; WEYMER, Alex Sandro Quadros ²
Curso do(a) Estudante: Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Nos últimos anos, as discussões sobre desigualdade, preconceito e injustiças relacionados à importância da liderança feminina, ganham outro tom, especialmente a partir de evidências sobre a ascendente contribuição estratégica das mulheres nas organizações. OBJETIVOS: Identificar os métodos quantitativos para mensuração da eficácia de líderes femininas a partir da educação cooperativa. MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizada uma revisão sistemática com foco na literatura especializada a partir de uma busca eletrônica em bases de dados acadêmicas reconhecidas, como Google Acadêmico e Scopus. O processo começou com a definição de palavras-chave e expressões de busca relevantes, tais como “educação cooperativa”, “liderança feminina”, “impacto da formação em cooperativas”. Um total de 41 artigos foi inicialmente identificado. Após uma leitura preliminar, 12 artigos foram excluídos por não estarem diretamente relacionados ao foco principal da pesquisa ou por serem publicações redundantes, deixando 29 artigos relevantes para análise detalhada. RESULTADOS: A partir da análise bibliográfica foi possível identificar algumas métricas que foram utilizadas para avaliar o impacto do treinamento de mulheres nas organizações, especialmente com utilização de questionários de regressões simples, multivariada e modelagem de equações estruturais. Tais estudos correlacionaram os treinamentos com indicadores importantes, tais como: satisfação, desenvolvimento de competências, produtividade e retenção de talentos. No entanto, não foi identificado nenhum parâmetro que distinguisse que homens e mulheres são diferentes em termos de competências. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados deste estudo demonstram que existem métodos quantitativos que são capazes de mensurar do impacto da capacitação profissional de mulheres nas organizações. No entanto, é importante ressaltar que todos os instrumentos identificados parte uma perspectiva de autopercepção dos respondentes, fato que pode levar a vieses nas respostas e, consequentemente nos resultados. Nesse sentido, apesar da identificação das evidências e do reconhecimento da importância da capacitação na formação da liderança feminina, percebe-se que ainda existem lacunas metodológicas que ainda precisam ser mais bem estudadas.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Cooperativa; Liderança Feminina; Capacitação Profissional; Métodos Quantitativos; Desempenho Organizacional.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.