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ESTADO DO CONHECIMENTO: QUALIDADE DE VIDA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS PROFESSORES

LOPES, Julia Palermo ¹; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski ²
Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este trabalho tem como objetivo apresentar o estado do conhecimento sobre Qualidade de Vida (QV) e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) a partir da produção acadêmica disponível em bases de dados nacionais. Entender sobre a QV e a QVT dos professores é de extrema relevância, pois esses profissionais se deparam com diversas situações de estresse e adversidades em seus cotidianos, o que afeta diretamente em suas percepções sobre qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho. OBJETIVOS: O objetivo geral da pesquisa é apresentar o estado do conhecimento sobre Qualidade de Vida (QV) e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Os objetivos específicos foram: I- Investigar o estado do conhecimento sobre qualidade de vida no trabalho docente. II- Investigar os conceitos sobre Qualidade de Vida e Qualidade de Vida no Trabalho evidenciados no material pesquisado. III- Organizar planilha no Excel com o material coletado. MATERIAIS E MÉTODO: Para a realização do trabalho foram utilizadas as bases de dados: Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Portal de Periódicos da CAPES e ERIC, a fim de fundamentar essa pesquisa e encontrar conceitos de QV e QVT. Após as pesquisas nas bases de dados, foram encontrados 23 trabalhos, e destes, 8 foram selecionados para fundamentar a pesquisa. Após essa seleção de textos foram organizados dois quadros, um contendo conceitos de Qualidade de Vida e o outro contendo conceitos de Qualidade de Vida no Trabalho, retirados de tais produções. RESULTADOS: Nas bases de dados, foi possível encontrar produções de diversas áreas do conhecimento, visto que QV e QVT são conceitos multidisciplinares, porém, há um déficit de trabalhos na área da Educação que tratem dessa temática. Os conceitos de QV e QVT vêm sendo estudados há algum tempo, mas há uma dificuldade em se estabelecer um conceito concreto para cada um, visto que são questões de caráter subjetivo e multidimensional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Deste modo, neste relatório foram apresentados diferentes pontos de vista sobre Qualidade de Vida e Qualidade de Vida no Trabalho, a fim de demonstrar a diversidade de conceitos referentes a essa temática. Além disso, foi possível perceber que os conceitos, em sua maioria, abrangem aspectos de esferas objetivas e subjetivas, e utilizam-se da percepção individual do sujeito para mensurar QV e QVT. Por fim, foi possível concluir uma lacuna em relação às pesquisas focadas na QV e QVT de professores da educação básica, sendo que a maioria das produções encontradas têm por objeto professores do ensino superior.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Qualidade de vida; 2. Qualidade de Vida no Trabalho; 3. Professores 4. Estado do Conhecimento.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.