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ABORDAGEM ANDRAGÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE)

DIAS, Rebeca Letícia Colaço ¹; MIYAKI, Cristina Yukie ²
Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa traz reflexões sobre o ensino e aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE) para adultos, por meio das abordagens andragógica, mencionada por Martins (2013) e intercultural, proposta por Mendes (2011), além do conceito de “língua-cultura” de Almeida Filho (2011). OBJETIVOS: Dentre os objetivos desta pesquisa, estão o mapeamento do perfil dos alunos, a análise e descrição da prática docente e a capacitação dos alunos para o uso prático social e profissional da língua portuguesa. MATERIAIS E MÉTODO: Neste estudo foi utilizado o método de pesquisa mista, no qual os dados quantitativos e qualitativos são integrados. A pesquisa também se caracteriza como exploratória e descritiva, visto que trata de um tema que ainda necessita de aprofundamentos futuros e que descreve o perfil de um grupo específico. Durante o andamento desta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico dos principais autores da área de Linguística Aplicada, com foco no ensino de língua estrangeiras e, principalmente em PLE, como Almeida Filho (2011), Paraquett (2011), Mendes (2011), Sosa (2011), Passel (1983) e Martins (2013). Também foram feitas observações docentes no campo de estudo, além da coleta e análise de dados por meio da aplicação de questionários para alunos e professores de quatro turmas dos Básicos I e II do Programa Lampedusa, situado na PUCPR. RESULTADOS: Por meio dos resultados obtidos, foi possível traçar o perfil dos alunos, além de identificar seus maiores desafios durante o processo de aprendizado da língua portuguesa. Ainda, os resultados propiciaram uma importante análise acerca da eficácia da prática docente, bem como dos recursos utilizados pelos professores durante as aulas de PLE. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por fim, conclui- se que a integração das abordagens andragógica, intercultural e do conceito de “língua-cultura”, assim como os recursos utilizados pelos docentes do Programa, contribuem para capacitar os alunos ao uso prático social e profissional da língua portuguesa e os preparam para situações práticas do cotidiano.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Português como Língua Estrangeira; 2. Abordagem andragógica; 3. Língua-cultura; 4. Interculturalidade; 5. Programa Lampedusa.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.