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PLATAFORMAS E REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA/ADICIONAL

SANTOS, Guilherme Machado Dos ¹; MIYAKI, Cristina Yukie ²
Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa tem como objetivo principal identificar os benefícios da inclusão das plataformas digitais e redes sociais na prática docente do Português como Língua Estrangeira (PLE), indicando como podem ser um potencializador do ensino intercultural em uma sala de aula multicultural, como idealiza Mendes (2011). OBJETIVOS: A partir disso, autores como Mendes (2011), Sosa (2011), Cunha (2011) e Regner et al. (2022) foram utilizados com o intuito de compreender o ensino de PLE no Brasil como língua-cultura, além de identificar como as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) ajudam os professores a lecionarem em uma sala intercultural. MATERIAIS E MÉTODO: Eles foram benéficos, também, para a análise dos dados obtidos tanto como professor de PLE no Programa Lampedusa no segundo semestre de 2023 e primeiro de 2024 quanto do questionário aplicado aos professores e alunos do programa. Os métodos utilizados foram a elaboração de um questionário, como idealizado por Marconi e Lakatos (2021) e o relatório tem caráter qualitativo, como explicado por Gil (2021). Já os materiais utilizados foram as plataformas Youtube, Mentimeter, Baamboozle e Instagram. RESULTADOS: Os resultados obtidos a partir da experiência como professor ajudaram a entender como essas tecnologias fazem o papel de auxiliares do docente, além de conterem amostras reais de língua (Cunha, 2011). Já os obtidos a partir dos questionários aplicados aos professores e alunos confirmaram que as atividades feitas por meio digital ajudam na inclusão cultural dos alunos e auxiliam os professores como complementos na aula. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Assim, as tecnologias se mostraram como grandes aliadas ao processo de ensino-aprendizagem intercultural em PLE. A prática docente ainda pode melhorar para que o processo de ensino-aprendizagem seja o melhor possível para apátridas, imigrantes e refugiados que constituem a maior parte dos aprendentes de PLE e, para que esse processo melhore, as redes sociais e plataformas digitais surgem como grandes aliadas da docência.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Ensino-aprendizagem de PLE; 2. Plataformas digitais 3. Língua-cultura; 4. Interculturalidade; 5 Redes sociais.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.