Logo PUCPR

O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO PLE (PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA) EM UM AMBIENTE MULTICULTURAL: A SALA DE AULA

DALDIN, Mylena Bortolan ¹; MIYAKI, Cristina Yukie ²
Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Com as diversas crises econômicas, políticas e humanitárias ao redor do mundo, o
processo migratório no Brasil tem crescido exponencialmente nas últimas décadas. A
partir dessa constatação, surge a necessidade de instituir medidas que favoreçam a
integração desses cidadãos no país. OBJETIVOS: Deste modo, definiu-se como objetivo geral desta pesquisa, mapear as práticas docentes e discentes nas aulas de PLE e sua
consonância com o currículo e os documentos oficiais da educação básica em nível
de Ensino Médio. A partir desse objetivo geral, elencaram-se os seguintes objetivos
específicos: investigar se há e quais são as ações previstas pelo governo brasileiro
com relação à garantia do ensino de PLE (Português como Língua Estrangeira) e
levantar dados sobre a quantidade de estudantes estrangeiros que estão matriculados
na instituição de ensino selecionada e seus respectivos países de origem. MATERIAIS E MÉTODO: Essa pesquisa se caracteriza pela abordagem qualitativa e utilizou como método para a
coleta de dados, a pesquisa bibliográfica em documentos oficiais e a aplicação de
questionários aos professores de línguas e aos estudantes estrangeiros do Programa
Lampedusa da PUCPR. Para sustentar esse relatório, autores como Silva e Júnior
Costa (2020), Zoghbi (2013), Neves (2013) e Sosa (2011) foram utilizados. Ao buscar
por leis ou ações governamentais que assegurem o ensino de PLE, foi apenas
encontrado o Projeto de Lei 1117/22 que assegura o direito à educação aos
estudantes migrantes; todavia, nos documentos analisados, (PNE, LDB, BNCC), não
foram encontradas outras leis/ações específicas voltadas à área. RESULTADOS: A partir da análise dos questionários, constatou-se que as atividades consideradas mais desafiadoras
pelos estudantes no ensino de Português como Língua Estrangeira, englobam: a
fala/pronúncia; a gramática e a velocidade de fala dos nativos brasileiros. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao mapear os desafios, a busca por alternativas e metodologias diversificadas contribui para o
trabalho docente. Atividades orais, de escuta e de leitura que envolvem a cultura são
algumas das práticas que enriquecem as aulas de PLE.

PALAVRAS-CHAVE: PLE (Português como Língua Estrangeira); Migrantes e refugiados; Ensino e aprendizagem; Multiculturalidade; Ações governamentais.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.