Logo PUCPR

VIOLÊNCIA E CONSCIENTIZAÇÃO NAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE ACERCA DO AUMENTO DE ATOS DE AGRESSAO E MORTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

OLIVEIRA, Pedro Henrique Lopes De ¹; LIMA, Cezar Bueno De ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em Ciências Sociais – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Ciências Sociais – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O resumo a seguir busca investigar os ataques realizados às instituições de ensino, empregando um olhar atento à análise das nuances que levam a tamanhas tragédias no ambiente escolar, além de constatar a influência externa exercida em prol da incidência destes ataques. OBJETIVOS: Para tal, a pesquisa se volta à percepção e compreensão dos estudantes do Ensino Médio acerca dos casos, de modo a traçar uma linha interpretativa capaz de ilustrar a opinião dos jovens e adolescentes sobre os ocorridos. A partir deste objetivo geral, busca-se analisar dados que justifiquem o aumento no número de casos de ataques às escolas, relacionar o papel das redes sociais na efetivação desses casos e, por fim, evidenciar as consequências e os efeitos deixados pelos ataques. MATERIAIS E MÉTODO: Pautando-se primeiramente em uma revisão de literatura, a pesquisa debruça-se, por um lado, na investigação bibliográfica de cunho teórico-conceitual dos componentes principais empregados no projeto como violência, escola e cotidiano, através da leitura de livros e artigos específicos na abordagem dessas palavras-chave. Visa-se, por outro lado, uma exploração documental mediante a leitura de reportagens oriundas de sites jornalísticos on-line, de modo a assimilar os casos noticiados com as implicações e motivações por trás dos ataques às escolas. RESULTADOS: Dentre as possíveis explicações condizentes com o tema, destacaram-se a cultura de armas que impera no imaginário social brasileiro, o consumo de conteúdos pautados em discursos e práticas de ódio presentes nas redes sociais e a ausência de iniciativas por parte das escolas acerca da saúde mental dos estudantes. Desta maneira, será possível tratar da violência nas e às escolas, ressaltando a importância da discussão sobre o tema e a necessidade de estabelecer um canal de diálogo com os estudantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com efeito, mantém-se um tema extremamente atual e que confere discussões em diferentes áreas das Ciências Sociais, dentre elas os Direitos Humanos e como estes são ameaçados e violados em todos os casos referentes aos ataques às escolas brasileiras e a Justiça Restaurativa, a qual serve de alternativa no enfrentamento de discussões de tal magnitude e que promove uma cultura de paz em oposição a uma violenta.

PALAVRAS-CHAVE: Violência; Escolas; Justiça Restaurativa; Redes Sociais.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.