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EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO JUSTIFICAM O USO DA VIOLÊNCIA NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS

SOUZA, Francieli Oliveira Carvalho De ¹; LIMA, Cezar Bueno De ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Ciências Sociais – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O projeto de pesquisa visa analisar os diferentes cenários em que os estudantes justificam o uso da violência como um instrumento para solução de conflitos. Na literatura, nota-se os diversos sentidos do termo violência e como sua concepção se transforma em determinado contexto. É possível observar a complexidade acerca da temática e como parcela da juventude é vista quando relacionada a violência, principalmente as classes populares. A escola precisa ser um ambiente que saiba respeitar e incentivar a construção da identidade dos jovens, visto que a diversidade quando não manejada na instituição leva a conflitos e violência escolar. A Justiça Restaurativa se apresenta como uma solução para conflitos que visa o respeito aos direitos humanos e as diferenças. OBJETIVOS: Investigar as noções que os estudantes possuem sobre violência. Analisar os diferentes eventos em que os estudantes consideram o uso da violência como um instrumento para solução de conflitos, esclarecer sobre a relevância das práticas restaurativas como um instrumento alternativo para solução de conflitos. MATERIAIS E MÉTODO: Na primeira etapa da pesquisa, foi realizado a pesquisa bibliográfica acerca dos temas violência, violência escolar e práticas restaurativas. Era esperado que na segunda etapa da pesquisa, fosse realizado os grupos focais nos colégios que constavam no projeto do orientador, no entanto, só foi possível realizar a primeira visita nos colégios estaduais Victor do Amaral e Hildebrando de Araújo. Os dados utilizados nos resultados deste relatório são provenientes das entrevistas com os grupo-focais realizados no ano de 2022, com as turmas do ensino médio no período da manhã e noite dos seguintes colégios estaduais: Guilherme A. Maranhão, Professor Teobaldo Leonardo Kletemberg, e Protásio de Carvalho. RESULTADOS: Diante dos resultados coletados por meio dos grupos focais, a violência e a isenção de participar de uma briga ou conflito são representados como formas de solucionar conflitos. Também foi observado a partir da fala dos estudantes que ao estarem em uma discussão calorosa, eles são intensamente afetados por aspectos emocionais e psicológicos. A dificuldade de expressar seus sentimentos verbalmente durante um conflito pode levar os adolescentes a expressarem fisicamente suas emoções por meio da agressão. Nos resultados obtidos por meio dos questionários, observa-se que não há um instrumento alternativo para a solução de conflitos no escolar, logo a única forma de resolver conflitos em sala de aula é a violência, física ou verbal. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados da pesquisa apontam para diversos tipos de violência no cotidiano dos estudantes no espaço escolar. A literatura aponta a violência como parte integrante da realidade juvenil brasileira. A sociedade relaciona a juventude, especialmente as classes populares como autores da violência e figuras perigosas entre os brasileiros. O espaço escolar necessita ser um ambiente que ensine os estudantes a conviverem com suas diferenças e possibilitando a construção saudável das suas identidades, minimizando a violência nas instituições e possibilitando uma forma respeitosa para solucionar conflitos por meio da Justiça Restaurativa.

PALAVRAS-CHAVE: Violência; Conflito; Estudantes; Escola; Justiça

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária Inclusão Social no programa PIBIC.