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CONTRIBUIÇÕES DE ESTUDANTES PARA O GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO E BEMESTAR E MELHORA NA ESCOLA E NA COMUNIDADE

SANTOS, Daniel Lima ¹; EYNG, Ana Maria ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em Filosofia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O plano de trabalho de iniciação científica tem como objeto a relação entre o direito a educação e o bem-estar, segundo as percepções de estudantes. O estudo se vincula a um projeto de investigação Internacional sobre a temática, No qual foram investigadas percepções de educadores, estudantes e familiares. Assim, a partir da inserção do bolsista de iniciação científica no grupo de pesquisa foi definido o recorte da análise dos dados empíricos, sendo consideradas as percepções dos estudantes do relatório VI que apresenta resultados coletados em uma unidade social Marista no Brasil. OBJETIVOS: Os objetivos do trabalho se relacionam aos propósitos do projeto matricial, sendo o objetivo geral: Analisar as correlações entre educação e garantia de direitos na construção coletiva de pedagogias e tecnologias para o bem-estar de todos (as) no contexto escolar e comunitário. E os objetivos específicos: Mapear concepções sobre direito à educação e bem-estar, via pesquisa bibliográfica e documental; Identificar as percepções sobre direito à educação e bem-estar de estudantes da educação em contextos pós-pandemia Covid-19; Relacionar as concepções sobre direito à educação e bem-estar com as percepções dos estudantes; Esboçar as contribuições de estudantes para a educação na promoção e fortalecimento coletivo do direito à educação e bem-estar (das gerações atuais e futuras) nos contextos escolares e comunitários. MATERIAIS E MÉTODO: O trabalho de iniciação científica se orientou na abordagem metodológica qualitativa, com o desenvolvimento de três procedimentos de busca e sistematização de dados, de modo que, os recursos materiais e procedimentais reúnem estratégias do estudo bibliográfico, da análise documental e análise de dados empíricos. RESULTADOS: Os resultados abrangem aspectos qualitativos analíticos do estudo bibliográfico e documental e resultados quantitativos das percepções dos estudantes sobre direito à educação e ao bem-estar, extraídos do relatório do grupo de pesquisa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo sublinha a complexidade dos desafios educativos durante e após a pandemia e assinala a necessidade de políticas educativas mais inclusivas e adaptativas. São apontados como pontos positivos: resiliência Estudantil e ênfase na infraestrutura tecnológica; como pontos negativos: aumento da desigualdade. Se evidencia a importância de apoio emocional e acadêmico, para a garantia do direito à educação integral que considere o bem-estar dos estudantes. Ao identificar e discutir as implicações dos resultados, podem ser formuladas estratégias mais efetivas e relevantes para promover uma educação de qualidade para todos(as) estudantes, independentemente das circunstâncias

PALAVRAS-CHAVE: 1. Direito à educação; 2. Bem-estar; 3. Educação Básica; 4. Política educacional.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.