Logo PUCPR

O ECUMENISMO NA IV CONFERÊNCIA DO CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO – SANTO DOMINGO, 1992

SCHAPIESKI, Gabriel ¹; WOLFF, Elias ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em Teologia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa tem como objetivo examinar o papel e as reflexões relacionadas ao ecumenismo durante a IV Conferência Geral do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM), realizada em Santo Domingo, República Dominicana, de 12 a 28 de outubro de 1992. A conferência culminou na elaboração do Documento de Santo Domingo (SD), que constitui a base desta investigação. O tema central da conferência foi “Nova evangelização, promoção humana e cultura cristã”, com o lema: “Jesus Cristo ontem, hoje e sempre” (Hb 13,8). O objetivo desta pesquisa é analisar como o ecumenismo e o diálogo inter-religioso são tratados no documento final da Conferência de Santo Domingo e como o CELAM aborda o ecumenismo no contexto de transformações sociais, avanços científicos e tecnológicos, e o surgimento de novas ideias e correntes teológicas. OBJETIVOS: Assim, o presente trabalho do aluno PIBIC tem como objetivos:

OBJETIVO GERAL

Pesquisar como se apresenta o ecumenismo no documento conclusivo da IV Conferência Geral do CELAM, em Santo Domingo, e sua sintonia com o concílio Vaticano II, bem como com o movimento ecumênico na América Latina.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 – Analisar a compreensão de ecumenismo presente no Documento de Santo Domingo;
2 – Identificar e analisar os objetivos e as dimensões do ecumenismo no Documento de Santo Domingo;
3 – Verificar como aparecem os desafios e as possibilidades para a Igreja Católica se integrar no movimento ecumênico na América Latina. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa analisa o ecumenismo no Documento de Santo Domingo, utilizando como principal metodologia a leitura e análise qualitativa do referido documento, e a consulta a estudos que abordam o tema. Este projeto PIBIC insere-se na pesquisa do orientador, dedicado ao estudo do ecumenismo na América Latina. A metodologia adotada possibilitou uma análise qualitativa abrangente da bibliografia selecionada. As reuniões com o professor orientador proporcionaram ao estudante PIBIC o suporte necessário para conduzir a pesquisa. RESULTADOS: A investigação revela que o ecumenismo foi um tema difícil na Conferência de Santo Domingo. Não obstante, ele foi integrado na proposta pastoral dessa Conferência. Enquanto fenômeno religioso e social, o ecumenismo tem sido objeto de considerável interesse acadêmico, e nosso objetivo foi contribuir para o seu aprofundamento e conhecimento. As Igrejas Locais têm a possibilidade de servirem-se das orientações pastorais e dos estudos acadêmicos para fortalecerem suas práticas de diálogo com as diferentes tradições cristãs – bem como as religiões – visando a cooperação na evangelização, e uma contribuição efetiva para uma sociedade justa e solidária. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este estudo busca oferecer uma compreensão mais aprofundada do papel do ecumenismo na evangelização conduzida pela Igreja Católica na América Latina e no Caribe. É importante explicitar a relevância do diálogo ecumênico nas diretrizes pastorais dos bispos e, desse modo, promover um maior envolvimento das comunidades católicas no movimento ecumênico da região. A análise do ecumenismo no Documento de Santo Domingo, sob as perspectivas teológica, histórica e sociocultural, enriquece o debate e as questões ecumênicas que dividem as igrejas, além de estimular a participação das comunidades católicas no movimento ecumênico da região.

PALAVRAS-CHAVE: Documento de Santo Domingo; Ecumenismo; América Latina

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.