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TECNOLOGIA DE INOVAÇÃO SOCIAL UM RECURSO PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

NUNES, Beatriz ¹; GUEBERT, Mirian Celia Castellain ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Ciências Sociais – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este relatório final apresenta os resultados obtidos na pesquisa de iniciação cientifica direcionada a compreender como as temáticas da Educação em Direitos Humanos são contemplas nos documentos oficiais , entendidas como politicas públicas educacionais dos países da América do Sul no que se refere aos níveis educacionais OBJETIVOS: .O objetivo foi identificar as políticas publicas educacionais nos países da América do Sul e compará-las com as recomendações internacionais da UNESCO. MATERIAIS E MÉTODO: O percurso metodológico deu-se em três etapas (I) pré-análise, que compõe a organização dos materiais escolhidos, no Portal SITEAL, da UNESCO; (II) exploração dos materiais, o qual por meio da plataforma procedeu-se a investigação apropriada no intuito de encontrar o material necessário para elaborar o conteúdo da presente pesquisa, e por fim (III) análise dos dados, consistente na interpretação rigorosa das informações que foram colhidas no ponto “II” da investigação. Por fim para organização dos dados as políticas foram tabuladas e realizada uma análise comparativa entre os achados. RESULTADOS: A América do Sul desenvolve políticas públicas de educação na perspectiva da diminuição da desigualdade de acesso à direitos, e em suas políticas estão refletidas as condições de cada país conforme sua especificidade econômica, politica e social. Mas a Educação em direitos humanos é um tema invisibilizado que demanda formação e divulgação social, para contribuir coma construção de sociedades mais justas e menos desiguais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os Direitos Humanos são ao mesmo tempo uma ferramenta de emancipação social, e o que nos une enquanto sujeitos de Direitos, mas não se identificou a tecnologia de inovação social.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Direitos Humanos; 2. Tecnologia de Inovação Social; 3. Educação; 4 América do Sul

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.