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TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS PARA PROMOVER O COMPARTILHAMENTO DE PRÁTICAS DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

PEREIRA, Anna Beatris ¹; VOSGERAU, Dilmeire Sant Anna Ramos ²
Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O Portal Observa (https://linktr.ee/Observatoriodepraticas) é um espaço virtual compreendido por redes sociais, website e canal no YouTube, cujo propósito está na divulgação e produção de conteúdos baseados em práticas pedagógicas experienciadas por docentes do ensino superior. A ideia é advinda de uma tese (Meyer; Vosgerau, 2018) e o grupo de pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (Cides) é responsável por manter a essência e aprimorar o que for possível. As tarefas compreendem a produção de diversos conteúdos a partir de entrevistas online realizadas periodicamente e transmitidas na internet. Para isso, algumas ferramentas, técnicas e estratégias presentes no marketing digital foram aplicadas, especificamente na comunicação em redes sociais no que diz respeito a storytelling com enfoque no marketing (AMA, 2022) e escrita persuasiva para a provocação de emoções e ações utilizando gatilhos mentais (Carnegie; Cole, 2011; Cialdini, 2021). OBJETIVOS: Esta pesquisa teve por objetivo verificar como as técnicas de comunicação nas redes poderiam auxiliar na ampliação do acesso ao portal pelo docente no ensino superior. MATERIAIS E MÉTODO: Foram verificadas 126 publicações compartilhadas no Instagram, utilizando métricas quinzenais analisadas por meio de gráficos e tabelas entre agosto de 2023 e junho de 2024 e investigando o todo do post (imagens e legenda) sob um enfoque majoritário no tipo de linguagem empregada na escrita, bem como a análise do número de acessos ao website do Portal Observa nesse mesmo período. RESULTADOS: Os resultados gerais indicaram que os reels com trechos das entrevistas ao vivo e reels e posts informativos sobre quando aconteceriam as entrevistas e quem seria o/a docente a compartilhar a prática foram os conteúdos que mais obtiveram engajamento na rede. No que diz respeito a linguagem, todas as postagens dialogaram com a persona consumidora (profissionais consolidados na educação, principalmente mulheres, entre 35 e 54 anos, compreendendo um público 70% feminino no Instagram), mas a maioria acabou por solicitar que os leitores tivessem uma determinada ação sem antes estimular, por meio da escrita, uma reação afetiva, reflexiva, proativa etc. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como produto resultante dos dados e da análise em geral, foi proposta uma checklist englobando possíveis práticas assertivas a serem estudadas com profundidade e aplicadas no futuro, como a produção de vídeos que pessoas reais apareçam para divulgação das entrevistas e demais compromissos do grupo de pesquisa e a tentativa de adentrar nichos diferentes, como a influência digital no que tange ao uso do Instagram para mostrar a vida de universitários envolvidos na prática de iniciação científica até níveis superiores de escolaridade.

PALAVRAS-CHAVE: Técnicas de comunicação; Instagram; Portal educacional; Copywriting; Storytelling

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária Inclusão Social no programa PIBIC.