Logo PUCPR

A CRÍTICA DE LEIBNIZ À DEMONSTRAÇÃO CARTESIANA DA EXISTÊNCIA DE DEUS

ROCHA, Vaquíria Batista Da ¹; JESUS, Ezequiel Barros Barbosa De ²
Curso do(a) Estudante: Ciências Da Religião (Licenciatura) – Pucpr Online – Pucpr Online
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Doutorado – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Descartes e Leibniz, cada um à sua maneira, renovaram o argumento ontológico, aplicando suas próprias perspectivas filosóficas e conceituais. No entanto, a abordagem de Leibniz apresenta um caráter complementar. Seu interesse pela prova da existência de Deus é evidente em seus escritos desde a juventude até sua fase mais madura, na qual ele também critica as provas a priori e a posteriori. Diante disso, o campo problemático no qual a presente pesquisa se insere refere-se àquele em que a proposta leibniziana surge como uma complementação da demonstração cartesiana da existência de Deus. OBJETIVOS: O objetivo geral consistiu em analisar a proposta de Leibniz para complementar a demonstração cartesiana da existência de Deus. Para isso, foi necessário cumprir os seguintes objetivos específicos: a) compreender o argumento ontológico de Descartes nas Meditações sobre filosofia primeira; b) identificar a crítica de Leibniz à demonstração cartesiana da existência de Deus; c) investigar a noção leibniziana de Deus enquanto ser possível. MATERIAIS E MÉTODO: Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica concentrada na literatura primária, incluindo textos de Leibniz e Descartes, com foco nos conceitos de ambos. Na segunda etapa, as análises concentraram-se na literatura secundária, utilizando textos de comentadores como referências literárias para embasar as análises e argumentações realizadas na primeira etapa. RESULTADOS: A análise dos textos de Leibniz e Descartes permitiu uma compreensão dos conceitos e argumentos apresentados por ambos os filósofos. As ideias de Leibniz defendidas demonstram um teor crítico e complementar à demonstração cartesiana da existência de Deus, evidenciando as lacunas no argumento ontológico de Descartes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É possível considerar que Leibniz propõe uma complementação ao argumento ontológico de Descartes a partir do conceito de ser possível, destacando, com sua visão crítica, a importância de inserir o conceito de possibilidade no contexto do debate sobre a existência de Deus. A abordagem leibniziana, portanto, não visa refutar Descartes, mas sim complementar seu argumento, contribuindo para uma compreensão mais completa das questões filosóficas envolvidas.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Leibniz; 2. Descartes; 3. Argumento ontológico; 4. Existência de Deus; 5. Crítica filosófica.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIC-EaD.