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A ELABORAÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS POR PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONCEITO DE GAMIFICAÇÃO

PEREIRA, Camila Aparecida ¹; SILVA, Daine Cavalcanti Da ²
Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Pucpr Online – Pucpr Online
Curso do(a) Orientador(a): PUCPR Online – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente trabalho refere-se ao Projeto de Iniciação Científica “A elaboração de jogos pedagógicos por professores: uma análise a partir do conceito de gamificação”. A gamificação tem ganhado destaque na sociedade, especialmente na Educação Básica brasileira, onde tem conquistado espaço significativo. OBJETIVOS: O objetivo geral da pesquisa buscou investigar quais elementos de gamificação estão presentes nos jogos criados por professores para estudantes da Educação Básica. Como objetivos específicos tem-se os seguintes: Identificar, a partir de revisão bibliográfica, os itens essenciais da gamificação. Realizar levantamento das plataformas mais usadas para professores para criação de jogos para o ensino. Analisar os jogos criados por professores buscando a identificação de elementos de gamificação. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, empregando levantamento bibliográfico nas plataformas Scielo e Google Acadêmico, de artigos publicados no Brasil no período de 2013 a 2023. RESULTADOS: A partir dos dados do corpus de pesquisa, os resultados indicam que os principais elementos de gamificação são: desafios, feedbacks e rankings, e que uma das plataformas mais utilizada pelos professores é o Kahoot!. Observa-se que a maioria dos jogos com tecnologia digital são Quizzes. E em relação aos jogos físicos, a maioria é de tabuleiro, apresentando fácil compreensão. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa revelou lacunas, como a falta de conhecimento sobre gamificação e a ausência de seus elementos nas práticas de sala de aula. Para solucionar esses problemas, é crucial adotar estratégias como formação e capacitação com a presença de profissionais da área para compartilhar suas experiências, a disponibilização de materiais e recursos, a troca de experiência a partir do networking e colaboração entre professores interessados em gamificação. Estas estratégias visam proporcionar aos professores as habilidades e conhecimentos necessários para integrar efetiva a gamificação em suas práticas pedagógicas, melhorando o engajamento e a aprendizagem dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Gamificação. Jogos; Educação; Educação Básica.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIC-EaD.