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UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR E INTERDISCIPLINAR: EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ESD) COM FOCO NA INCLUSÃO

BOT, Guiullianna Carolina Quirino De Lima pcynski ¹; SANTOS, Katia Ethienne Esteves Dos ²
Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Pucpr Online – Pucpr Online
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente estudo traz uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar no contexto da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD), com foco na inclusão, especialmente em alunos surdos ou com deficiência auditiva (DA) de uma escola bilíngue em Paranaguá, PR. Destacando a importância de se adaptar a educação às mudanças tecnológicas e culturais, enfatizando a sustentabilidade e a inovação, bem como a necessidade de recursos pedagógicos que promovam a interação humana com a natureza e a cultura, visando o desenvolvimento de cidadãos conscientes e responsáveis OBJETIVOS: O objetivo geral do projeto é ampliar a educação aberta e inclusiva por meio de Recursos Educacionais Abertos (REA), destacando a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na formação de cidadãos. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia incluiu revisão bibliográfica sobre ESD, análise dos ODS 6 e 14, e desenvolvimento de práticas pedagógicas adaptadas para alunos surdos, considerando as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entre os materiais produzidos, destaca-se o passaporte pedagógico, que guiou os estudantes na compreensão dos ODS, e atividades como a medição do peso de uma baleia e a construção de canoas e para entender práticas sustentáveis indígenas RESULTADOS: Os resultados indicaram que após a adaptação do material pedagógico, o mesmo despertou grande interesse e participação dos estudantes, facilitando a assimilação dos conceitos de sustentabilidade. Atividades como jogos da memória e bingos relacionados aos ODS promoveram uma aprendizagem lúdica e inclusiva. A criação de videocasts por surdos para surdos também foi um marco importante, oferecendo conteúdos acessíveis na plataforma do YouTube. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este estudo reforça a importância de integrar os ODS no currículo escolar de maneira inclusiva e participativa, proporcionando ferramentas e estratégias para educadores aplicarem em sala de aula. O material desenvolvido visa apoiar a educação para o desenvolvimento sustentável, fortalecendo a formação de cidadãos críticos e responsáveis, capazes de atuar na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Recursos Educacionais Abertos; Aprendizagem; Cidadania

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIC-EaD.