AVALIAÇÃO DAS RESSONÂNCIAS ACÚSTICAS DE GABINTES DE TELECOMUNICAÇÕES COM O MEF

HACK, João Gustavo De Santana ¹; LIMA, Key Fonseca De ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia Mecânica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia Mecânica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este trabalho visa a avaliação das ressonâncias acústicas em gabinetes de telecomunicações utilizando o Método dos Elementos Finitos (MEF). Este método envolve a subdivisão da peça, previamente modelada no SolidWorks com base nas dimensões reais, em milhares de pequenos elementos. Esses elementos permitem, por meio de modelos matemáticos, realizar simulações em softwares especializados. O “SIEMENS Simcenter” será o software principal utilizado neste projeto para conduzir essas simulações. A motivação para o projeto surge da constatação de que, em situações cotidianas, gabinetes de telecomunicações mal posicionados podem se tornar extremamente ruidosos. Esse ruído excessivo pode impactar negativamente a saúde e o bem-estar das pessoas que estão próximas a esses gabinetes. OBJETIVOS: O presente trabalho tem como objetivo avaliar computacionalmente os modos acústicos de cavidades de gabinetes de telefonia com o método dos elementos finitos (MEF). MATERIAIS E MÉTODO: Através da aplicação do MEF e do software SIEMENS Simcenter, o projeto busca fornecer uma análise detalhada das ressonâncias acústicas, facilitando a identificação das zonas críticas de emissão sonora. Com essas informações, será possível desenvolver soluções para minimizar o impacto do ruído, melhorando, assim, a experiência auditiva e o bem-estar da população localizados próximos a estes gabinetes de telecomunicações. RESULTADOS: Por fim, os resultados obtidos forneceram uma análise detalhada dos problemas acústicos presentes nos gabinetes de telecomunicações. O projeto focou particularmente no modelo básico fornecido pela PUC, utilizando o ventilador designado por “nome” como referência para os ventiladores que serão modelados e integrados na peça final. Esta peça total é composta por quatro ventiladores, um gabinete completo, uma peça superior e uma peça traseira, onde os ventiladores desempenham um papel crucial como conectores e sistemas de resfriamento. As análises não identificaram nenhuma ressonância na faixa de operação dos ventiladores que possuem a rotação de 60 Hz. A primeira ressonância (modo 1) surgiu 110,7 Hz. CONSIDERAÇÕES FINAIS: De forma geral a análise concluiu que os modos do gabinete não são excitados pelos ventiladores.

PALAVRAS-CHAVE: Gabinete, Telecomunicações, Elementos Finitos, Simulações, Campo de pressões nodais. Gabinete, Telecomunicações, Elementos Finitos, Simulações, Campo de pressões nodais. Gabinete; Telecomunicações; Elementos Finitos; Simulações;

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.