DEMANDA POR HABILIDADES NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO: FATOS ESTILIZADOS E PERSPECTIVAS

KAVISNKI, Vitor ¹; FROTA, Leonardo Matsuno ²
Curso do(a) Estudante: Ciências Econômicas – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Ciências Econômicas – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente estudo explora a demanda por competências no mercado de trabalho brasileiro em nível municipal, utilizando uma combinação de análises de dados secundários e metodologias de coleta de dados via web scraping do LinkedIn. A pesquisa visa fornecer uma avaliação abrangente dos elementos catalisadores da procura por habilidades específicas, com o objetivo de fundamentar a formulação de políticas públicas e estratégias educacionais que promovam um mercado de trabalho mais harmonioso e equitativo. A análise destaca a complexidade crescente das competências demandadas, que incluem habilidades técnicas como programação em Python e análise de dados, bem como competências comportamentais e interpessoais, como comunicação eficaz, liderança e trabalho em equipe. Este estudo também aborda a importância da educação e da formação profissional como mecanismos essenciais para preparar e adaptar os indivíduos às demandas do mercado. A análise dos dados coletados evidencia uma tendência crescente na procura por profissionais que combinem habilidades técnicas com competências socioemocionais, indicando uma necessidade de reformulação nos currículos educacionais e nos programas de treinamento profissional. A pesquisa enfatiza que a versatilidade e a capacidade de aprendizado contínuo são atributos indispensáveis em um mercado de trabalho em constante transformação, reforçando a importância de uma abordagem educacional que integre o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais OBJETIVOS: Investigar a demanda por habilidades no mercado de trabalho brasileiro, identificando as principais regularidades empíricas e o panorama geral contemporâneo. i) Identificação das habilidades mais valorizadas pelos empregadores brasileiros em diferentes períodos; ii) Avaliação da importância das habilidades socioemocionais e cognitivas no mercado de trabalho atual; iii) Identificação das diferenças regionais na demanda por habilidades no Brasil. MATERIAIS E MÉTODO: As bases de dados utilizadas para a criação da amostra de dados deste projeto foram obtidas através de web scraping do LinkedIn. Os dados coletados abrangem informações sobre vagas de emprego em diversas localidades do Brasil, com foco nas habilidades demandadas, setor, tipo de vaga, nível de experiência, e outras características relevantes. RESULTADOS: A análise dos dados coletados do LinkedIn proporcionou uma visão detalhada das tendências e distribuições das vagas de emprego no mercado de trabalho brasileiro. As tabelas geradas a partir dessa análise apresentam a relação entre a localidade e diversas variáveis, como modalidade de trabalho, tipo de vaga, nível de experiência e setor de atuação. Essas tabelas foram elaboradas para oferecer uma compreensão abrangente sobre como as características das vagas variam entre diferentes regiões do Brasil. Ao examinar a distribuição percentual de modalidades de trabalho (presencial, híbrido e remoto), tipos de vaga (tempo integral, estágio e meio período), níveis de experiência (júnior, pleno, sênior, estagiário, assistente e gerente) e setores de atuação, é possível identificar padrões específicos e tendências regionais no mercado de trabalho. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A investigação sobre a demanda por habilidades no mercado de trabalho brasileiro permitiu identificar as principais regularidades empíricas e o panorama geral contemporâneo. A análise revelou que a modalidade híbrida de trabalho está se tornando predominante em diversas regiões, refletindo uma adaptação crescente das empresas às novas demandas dos profissionais.

PALAVRAS-CHAVE: Demanda por habilidades; Mercado de trabalho brasileiro; Análise de dados; Web scraping

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.