EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO BRASIL

NAKANO, Clara Yumi ¹; GUEBERT, Mirian Celia Castellain ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Militar de Curitiba (CMC)
Supervisor(a): Tatiane Regina Moreno
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente relatório tem como o desígnio de expor os resultados obtidos no decorrer do ano de pesquisa de iniciação científica, além de identificar as políticas públicas de Educação em Direitos Humanos, comparando-as com as recomendações efetivadas pela UNESCO, aferindo-se então os principais desafios para o comprimento das mesmas em detrimento da afirmação da igualdade social incorporadas as questões de diversidades. Educação em Direitos Humanos se faz de extrema relevância e fundamental no contexto brasileiro. OBJETIVOS: . Objetiva a conscientização e a promoção dos direitos humanos por meio da educação, impactando a sociedade de maneira significativa, refletindo na busca de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática; e ampliando uma cultura de respeito, inclusão e justiça social. Nesse contexto, o projeto teve sua essência destinada a encontrar os empecilhos no momento da efetivação das políticas públicas já implementadas, que abrange tanto diretrizes nacionais com também acordos internacionais, que atendam a todos, focando, por conseguinte no desenvolvimento humano MATERIAIS E MÉTODO: . A metodologia da pesquisa comtempla primeiramente de uma pesquisa exploratória a respeito da temática, com a finalidade de uma maior compreensão dos conceitos abordados, além de leituras direcionadas as questões sociais, no que diz respeito a abraçar a teórica do trabalho. E por fim, uma busca documental de documentos estatais, tanto nacionais quanto internacionais que asseguram a proposta da EDH RESULTADOS: Os resultados expressos pela pesquisa não foram satisfatórios, expressando a percepção da invisibilidade da educação em direitos humanos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A Educação em Direitos Humanos exige o comprometimento de todos os setores da sociedade, pois é por meio dela que se constrói uma base sólida para o enfrentamento dos problemas que nos assolam até os dias presentes, fortalecendo os alicerces de uma sociedade democrática e que honra a pluralidade.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Educação Em Direitos Humanos; 2.Diversidade;3.Educação

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.