A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL COMO CATALISADOR PARA MODELOS DE NEGÓCIOS CIRCULARES: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE REDES E ESTADO DA ARTE

GALINA, Ana Rita Gonçalves ¹; BANDEIRA, Gabriel Lucas ³; TORTATO, Ubirata ²
Curso do(a) Estudante: Administração – Internacional – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A Transformação Digital (TD) vem ocupando um lugar de destaque nas estratégias corporativas, destacando-se pela implementação de tecnologias digitais visando aprimorar processos internos e fortalecer o relacionamento com clientes e fornecedores (Cavusyan, 2018). Essa transformação não se limita à tecnologia, envolvendo também uma evolução cultural nas empresas, que precisam estar abertas a novas práticas e processos para aumentar sua eficiência e competitividade (Saura et al., 2021). A TD abrange uma variedade de tecnologias emergentes, como big data, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA), blockchain e computação em nuvem, cada uma desempenhando um papel crucial na modernização e otimização das atividades empresariais. Este trabalho investiga como a Transformação Digital (TD) pode potencializar a implementação de modelos de negócios circulares (EC), promovendo práticas sustentáveis nas organizações. OBJETIVOS: O presente trabalho tem o objetivo geral de identificar o campo da literatura acerca das Transformações Digitais e Modelos de Negócio Circulares. Os objetivos específicos são: a) caracterizar o arcabouço teórico da Transformação Digital no campo de Modelos de Negócio Circulares; b) caracterizar as dimensões da Transformação Digital de maneira geral, ou seja, sem especificar domínios; c) propor procedimentos para criação de um framework que seja capaz de auxiliar no processo de avaliação da Transformação Digital no contexto de Modelos de Negócio Circulares; d) reconhecer e estruturar os pilares do framework proposto. MATERIAIS E MÉTODO: Através de uma revisão sistemática da literatura e análise bibliométrica, examina-se o papel de tecnologias como big data, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA), e blockchain na facilitação da transição para a Economia Circular. RESULTADOS: Os resultados demonstram que a integração eficaz da TD com princípios de EC é crucial para desenvolver modelos de negócios que ofereçam vantagens competitivas e sustentáveis. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que é necessária a adaptação dos modelos de maturidade tecnológica para acompanhar as evoluções tecnológicas e mercadológicas, ressaltando a importância dessa integração para a sustentabilidade empresarial. Este estudo contribui para o entendimento de como a TD pode ser efetivamente utilizada para promover a EC em ambientes corporativos.

PALAVRAS-CHAVE: Transformação Digital; Economia Circular; Modelos de Maturidade; Sustentabilidade; Tecnologia Emergente.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.