SINDROME PÓS-COVID: AVALIAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES ACOMPANHADOS EM UM AMBULATÓRIO DA REDE PÚBLICA DE CURITIBA

CAMARGO, Eduarda Cardoso De ¹; MAINGUE, Paula Christina Pires Muller ²
Curso do(a) Estudante: Fisioterapia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Fisioterapia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A COVID-19, causada pelo SARS-CoV-2, tem efeitos sistêmicos com impacto significativo no sistema respiratório, resultando em sequelas que afetam a qualidade de vida dos pacientes, mesmo após a recuperação inicial. OBJETIVOS: Este estudo visa analisar a força muscular respiratória e sua correlação com a qualidade de vida em pacientes com síndrome pós-COVID-19 acompanhados em um ambulatório da rede pública de Curitiba. Os objetivos incluem a mensuração da força respiratória utilizando pressões estáticas (PImáx e PEmáx) e a avaliação da qualidade de vida por meio do questionário SF-36. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi conduzida no Ambulatório de COVID-19 da PUCPR, com coleta de dados de 75 pacientes, dos quais 24 foram analisados em relação à força muscular respiratória e qualidade de vida. RESULTADOS: Os resultados mostraram que todos os pacientes apresentaram algum grau de comprometimento na qualidade de vida, com variações significativas entre os diferentes domínios avaliados. A força muscular respiratória foi medida com manovacuômetro, revelando que 33,3% dos pacientes tinham PImáx abaixo do valor de referência, enquanto 83,3% apresentaram Pemáx abaixo do esperado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados obtidos revelam que a infecção por COVID-19 tem um impacto duradouro e significativo sobre a saúde respiratória e o bem-estar geral dos pacientes, assim como a necessidade de intervenções específicas para melhorar tanto a força muscular respiratória quanto os aspectos físicos, emocionais e sociais da qualidade de vida dos pacientes. Este estudo contribui para um melhor entendimento dos efeitos persistentes da síndrome pós-COVID-19 e para o desenvolvimento de estratégias de saúde pública eficazes para o manejo das complicações associadas.

PALAVRAS-CHAVE: 1. COVID-19; 2. Síndrome pós-covid; 3. Força muscular respiratória; 4. Qualidade de vida; 5. Saúde.