RASTREIO DA SARCOPENIA E SUA ASSOCIAÇÃO COM FADIGA EM PESSOAS COM DOENÇA DE PARKINSON

SOUZA, Julia Moreira De ¹; ZEPECHOUKA, Tatiane Caroline Boumer ³; LOUREIRO, Ana Paula Cunha ²
Curso do(a) Estudante: Fisioterapia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Fisioterapia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A Doença de Parkinson (DP) é uma condição neurodegenerativa progressiva que afeta significativamente a qualidade de vida dos pacientes, apresentando uma gama de sintomas motores e não motores. Entre os sintomas não motores, a fadiga é comumente relatada e possui a capacidade de impactar negativamente a funcionalidade e os níveis de atividade física dos indivíduos, o que pode influenciar no risco de sarcopenia. OBJETIVOS: Este estudo teve como objetivo investigar a incidência de fadiga em pacientes com DP e explorar a possível correlação entre fadiga e risco de sarcopenia. MATERIAIS E MÉTODO: A amostra do presente estudo foi composta por 77 pacientes com diagnóstico de DP, com idade média de 69 ± 8,6 anos. Os participantes foram avaliados quanto à fadiga usando o questionário PFS-16 e ao risco de sarcopenia através do score SARC-F e teste de velocidade de marcha de 10 metros . RESULTADOS: A análise revelou uma alta incidência de fadiga (62%) entre os participantes. A correlação entre fadiga e risco de sarcopenia foi significativa (p = 0.0001) mas de fraca magnitude (r = 0,351). CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo evidenciou uma prevalência elevada de fadiga entre pacientes com DP e uma correlação com o risco de sarcopenia. Apesar da sua baixa magnitude a relação entre fadiga e o risco de sarcopenia sugerem uma tendência que requer mais atenção. Futuras pesquisas, são essenciais para aprofundar a compreensão dessa relação e aprimorar as estratégias de avaliação e intervenção fisioterapêutica. Esses avanços poderão contribuir para a melhoria do manejo clínico das manifestações e da qualidade de vida dos pacientes com DP.

PALAVRAS-CHAVE: Doença de Parkinson; Fadiga; Risco de sarcopenia; Fisioterapia.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária Inclusão Social no programa PIBIC.