A TRAGÉDIA DO POVO YANOMAMI: UM DIÁLOGO COM A BIOÉTICA AMBIENTAL

SOUSA, Tenoch Yakecan Duanetto De ¹; FISCHER, Marta Luciane ²
Curso do(a) Estudante: Ciências Biológicas – Bacharelado – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Ciências Biológicas – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O impacto da mineração nas populações originárias não reflete apenas questões de sociais, mas também ambientais e diz respeito aos direitos territoriais. A busca por recursos minerais, impulsionada pelo crescimento econômico global, muitas vezes resulta em conflitos territoriais com povos originários, cujas vidas e culturas estão intrinsecamente ligadas às terras que ocupam. OBJETIVOS: Objetivou-se caracterizar a produção científica e percepção popular sobre o impacto da mineração sobre as populações originárias sob a perspectiva da Bioética Ambiental. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa se classifica como revisão bibliográfica integrativa e análise documental, sendo que percurso metodológico envolveu a seleção de artigos científicos relacionados a casos nos quais povos originários foram impactados pela mineração. Os termos de pesquisa empregados foram “Mineração e Índios”, “Mineração e Indígenas”, “Indígenas e Meio Ambiente” e “Mineração e Comunidades Tradicionais” no campo de procura da plataforma Google Acadêmico. RESULTADOS: Para cada par de termos foram levados em consideração as 10 primeiras páginas de resultados. Destas, foram excluídos os trabalhos fora da temática proposta, repetidos, inacessíveis, não em formato de artigo, ou que não eram sobre povos originários. Além dos aspectos bioéticos as pesquisas foram categorizadas em teórica ou prática; recortes de local, empreendimento de mineração, população originária afetada; área de estudos da qual a pesquisa é proveniente; se há uma solução ética ou técnica; problemas identificados e reesposáveis; se havia algum movimento organizado presente; potencializadores. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Partindo da premissa que a bioética oferece uma estrutura conceitual valiosa para examinar as implicações morais da mineração nos povos originários. Dos resultados provenientes dos 144 artigos incluídos na amostra, foi demonstrado que o meio científico tem veiculado dados sobre o impacto da mineração, porém com incipiência de análises éticas.

PALAVRAS-CHAVE: Mineração; Povos Indígenas; ODS; Preservação Cultural; Direito Territorial.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.