OPINIÃO DE INTERNAUTAS SOBRE A TRAGÉDIA DO POVO YANOMAMI: UM DIÁLOGO COM A BIOÉTICA AMBIENTAL

FANCHIN, Raissa Martins Ribeiro ¹; SOUSA, Tenoch Yakecan Duanetto De ³; FISCHER, Marta Luciane ²
Colégio do(a) estudante: Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão (TECPUC)
Supervisor(a): Jésica Fernanda de Souza Gênero
Curso do(a) Orientador(a): Ciências Biológicas – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A mineração tem exercido um impacto significativo sobre as populações indígenas, não apenas em termos sociais, mas também ambientais e de direitos territoriais. A exploração de recursos minerais, impulsionada pelo desenvolvimento econômico global, frequentemente resulta em disputas territoriais com comunidades indígenas, cujas culturas e modos de vida estão profundamente interligados às suas terras. OBJETIVOS: Este estudo visa analisar a produção científica e a percepção pública sobre os efeitos da mineração nas populações indígenas a partir da perspectiva da Ética Ambiental. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa é classificada como uma revisão bibliográfica integrativa e análise documental, sendo que o método envolveu a seleção de artigos científicos, notícias, vídeos e comentários de internautas que tratam de casos onde comunidades indígenas foram afetadas pela atividade mineradora. Os termos de pesquisa utilizados foram “Tragédia Yanomami”, “Etnia Yanomami”, “Os Yanomami”, “Terra Yanomami” e “Missão Yanomami” no Google Acadêmico, Youtube e X (Twitter). Para cada combinação de termos, foram considerados os 100 primeiros resultados e os 10 primeiros comentários de cada postagem. Excluíram-se trabalhos fora do tema proposto, duplicados ou inacessíveis. Além dos aspectos éticos, os estudos foram categorizados como Veículo de Imprensa; tipo de Material; número de seguidores e credibilidade pública; tema geral; contexto histórico presente; presente (doenças, desnutrição…); cunho (político, humanitário…); posicionamento e Futuro (medidas). RESULTADOS: A revisão de literatura revelou 17 materiais analisados, majoritariamente do Twitter, incluindo também fontes como Folha de S.Paulo e UOL. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Predominantemente de cunho político, os materiais abordavam a “Tragédia Yanomami” como contexto histórico, destacando impactos como aculturação, doenças e desnutrição.

PALAVRAS-CHAVE: Tragédia Yanomami; Etnia Yanomami; Terra Yanomami; Missão Yanomami

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.