A GERAÇÃO Z, OS ESTILOS DE MODA E SUA REPRESENTAÇÃO

FERREIRA, Erica Cristina ¹; TEIXEIRA, Camila Ferreira Da Costa ²
Curso do(a) Estudante: Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Nas últimas décadas, a comunicação e a autoidentificação dos jovens passaram por transformações profundas, especialmente para a geração Z, que é fortemente moldada pela era digital. Para essa geração, a moda desempenha um papel essencial na expressão da identidade pessoal, servindo como um meio importante de autorrepresentação e integração no contexto social em que estão inseridos OBJETIVOS: Entender como a geração Z se representa a partir dos estilos de moda. MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizada uma revisão bibliográfica e fichamento dos livros Sociologia das Tendências, de Guillaume Erner, O Ponto da Virada, de Malcolm Gladwell, e O Império do Efêmero, de Gilles Lipovetsky, a fim de definir conceitos-chave sobre o tema, seguido por uma pesquisa indesk em artigos e podcasts para compreender as características da geração Z e sua relação com a moda, permitindo mapear como essa geração expressa sua identidade através dos estilos de moda. RESULTADOS: Na moda, sua expressão máxima reflete tanto o tempo quanto a sociedade, estando sempre em processo de reinvenção, assim como a atualidade. O estilo, por sua vez, representa a essência da autoexpressão, permitindo que personalidades e valores sejam transmitidos. A geração Z exemplifica essa dinâmica em sua fluidez e capacidade de transitar rapidamente entre diversos interesses, o que se reflete em suas escolhas de moda. Sua imersão no mundo digital e nas redes sociais molda seu sendo de identidade e estilo, fazendo-os explorar diferentes estéticas como formas de expressão e conexão social e levando-os a adotar práticas de consumo advindas disso. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A geração Z é marcada por uma dificuldade em se definir e manter um estilo próprio devido à influência acelerada das tendências digitais, revelando uma dualidade entre o desejo de consumo consciente e a adesão frequente ao fast fashion.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Moda; 2. Estilo; 3. Geração Z; 4. Comportamento; 5 Identidade.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.