O IMPACTO DA PANDEMIA DO COVID-19 NO ESTADIAMENTO PATOLÓGICO DO CÂNCER DE MAMA

WU, Jane ¹; IOSHII, Sergio Ossamu ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O câncer de mama é o tumor de maior incidência e prevalência na população feminina, excetuando o câncer de pele não melanoma. Dada a sua importância na saúde pública, é realizado rastreamento com mamografia em pacientes a partir de 50 anos. Por conta da pandemia do COVID-19, esse rastreamento foi suspenso e provocou uma redução no número de diagnósticos no período, além de acumular pacientes com exames atrasados. Dessa forma, o presente estudo visa compreender o impacto da crise sanitária no estadiamento patológico ao diagnóstico de câncer de mama durante e após esse período. OBJETIVOS: Verificar o impacto do atraso no diagnóstico provocado pela pandemia do COVID-19 no estadiamento do câncer de mama em hospital oncológico de referência no Paraná. MATERIAIS E MÉTODO: Em um estudo observacional, descritivo e retrospectivo, se visa realizar coleta de dados em hospital oncológico de referência no Paraná para comparação de variáveis entre antes e após a pandemia. Por conta de problemas com o Comitê de Ética do hospital, o projeto de pesquisa ainda se encontra em trâmite na Plataforma Brasil (CAAE 79229224.5.0000.0098), levando mais tempo que o previsto pelo pesquisador para a aprovação, de forma que foi feito uma revisão de literatura quanto ao estado da arte do tema em estudo. Em substituição, foi realizada revisão de literatura avaliando-se artigos publicados de experiências no Brasil, Canadá, Reino Unido, Estados Unidos, Índia, Turquia, Egito, França, e estudos de modelagem feitos pelo The Covid and Cancer Modelling Consortium. RESULTADOS: É possível constatar que o câncer de mama apresentou particularidades diferentes após a pandemia. Os resultados dos estudos divergem entre si, porém, foi possível observar em algumas pesquisas a redução de tumores em estágios precoces, o aumento de diagnósticos com tumores em estágios avançados, de doença linfonodo positivo, de metástases e de terapias neoadjuvantes aplicadas. Concluiu-se que as diferenças entre os estudos possam ter ocorrido por conta da localização de origem do estudo, visto que cada país/região reagiu de modo diferente à pandemia do COVID-19, por isso é de suma importância que se realize estudos semelhantes no Brasil para averiguar o estado do câncer de mama no nosso país. O projeto terá continuidade no PIBIC 2024/2025, assim que for aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital Erasto Gaertner. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em suma, a pandemia do COVID-19 trouxe consequências em todas as esferas do manejo à saúde. O câncer de mama, por ser o mais incidente e prevalente, foi afetado de menor ou maior grau pela suspensão da mamografia de rastreio, atraso no atendimento e início de tratamento, isolamento social estendido por medo da população em contrair o COVID-19 dentre outros fatores.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Câncer de mama; 2. Estadiamento patológico; 3. COVID-19.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.