COMPORTAMENTO DE BUSCA POR HOSPEDEIRO DE CARRAPATOS COLETADOS NA MATA ATLÂNTICA PARANAENSE

YAMADA, Gabriel Shin Pedroso ¹; DAROS, Ruan ³; BECHARA, Gervasio Henrique ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Carrapatos são ectoparasitas vetores de diversas doenças que estão amplamente distribuídos pelo Brasil e pelo mundo. São considerados o segundo maior tipo de vetor de doenças, estando atrás apenas dos mosquitos. Saber mais sobre seu comportamento de busca por hospedeiro é importante principalmente para desenvolver novas estratégias de prevenção a eles e seu ataque. OBJETIVOS: Analisar o comportamento de busca por hospedeiros de carrapatos da região de Mata Atlântica Paranaense e montar etogramas para cada espécime avaliado. MATERIAIS E MÉTODO: Diversos carrapatos, em sua maioria Rhipicephalus sanguineus adultos, foram coletados de cães residentes de áreas próximas a parques e regiões de conservação de Mata Atlântica próximas a Curitiba e submetidos ao teste de arena em aquário de vidro com isca de gelo seco, com temperatura e umidade medidas, porém não controladas, para terem alguns comportamentos (pré-definidos pelo autor, com base em comportamentos definidos por outrem) relacionados à busca por hospedeiro analisados. RESULTADOS: Cada carrapato acabou tendo o próprio modus operandi, por assim dizer: enquanto alguns preferiam se posicionar verticalmente no vidro e esperar pelo hospedeiro (comportamento de emboscada), outros preferiam buscar se encontrar com o hospedeiro, correndo pelo fundo do aquário com as patas erguidas enquanto buscavam em vão a fonte de estímulo olfatório (comportamento de ataque). Infelizmente, alguns carrapatos morreram prematuramente, impossibilitando a confecção de um etograma para todos os participantes. Isso se deu justamente pela falta de análises e de dados, o que acabou por impedir a descoberta de padrões para cada comportamento na espécie Rhipicephalus sanguineus para ajudar a montar estratégias de enfrentamento e prevenção. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados obtidos neste experimento não foram capazes de mapear, de fato, o comportamento da espécie de carrapatos mais estudada para ajudar a criar novas técnicas de prevenção ao carrapato. Isso se deu pela inexplicável tendência a morte rápida de boa parte deles. Ainda assim, vale ressaltar que é uma espécie nidícola e o tratamento contra eles em caso de infestação deve ter foco não só no cão, mas também no ambiente em que o animal vive e proximidades.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Carrapato; 2. Rhipicephalus sanguineus; 3. Questing; 4. Comportamento; 5 Etograma.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.