IDENTIFICACAO TAXONOMICA DE CARRAPATOS COLETADOS DE AVES SILVESTRES CAPTURADAS NA MATA ATLANTICA PARANAENSE

SANTOS, Andressa Satiko Watanabe ¹; CARRANO, Eduardo ³; CASTELLA, Rafaela Morettini E ³; STAMMER, Laura Melissa Dallagnol ³; SANCHES, Gustavo Seron ³; MARTINS, Thiago Ferreira ³; BECHARA, Gervasio Henrique ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os carrapatos são ectoparasitos hematófagos obrigatórios, que utilizam uma vasta gama de hospedeiros em seu repasto sanguíneo, desde aves, anfíbios, repteis e mamíferos, incluindo seres humanos. Estes ectoparasitos são de interesse econômico principalmente para o agronegócio devido aos impactos causados na criação de gado, mas também são de interesse para a saúde única devido a possível transmissão de patógenos durante a hematofagia. Atualmente já foram catalogadas mais de 900 espécies de carrapatos em escala global, portanto, sendo imprescindível a realização de pesquisas para identificá-los, aprendermos e traçar estratégias de prevenção e controle aos possíveis danos que podem causar. OBJETIVOS: Identificar morfologicamente e/ou molecularmente carrapatos ixodídeos de aves silvestres capturadas em dois parques no Estado do Paraná, sendo eles Parque Estadual do Palmito, localizado municipalidade litorânea de Paranaguá e a Reserva Natural Guaricica, situada no município de Antonina. MATERIAIS E MÉTODO: o projeto foi separado em duas etapas, inicialmente com a captura das aves silvestres e a coleta de carrapatos fixados nos animais, posteriormente com a identificação morfológica ou molecular dos carrapatos coletados. RESULTADOS: Foram capturadas durante o período deste PIBIC cinco aves da Reserva Natural Guaricica, situada no município de Antonina-PR, pertencentes às espécies Ramphocelus bresilia, Turdus amaurochalinus, Manacus manacus e Topogon amaurocephalus. Das aves capturadas, foram coletados 18 carrapatos. Já do Parque Estadual do Palmito, no município de Paranaguá foram capturados também cinco aves das espécies Basileuterus culicivorus, M. manacus, Mionectes rufiventris, Trichothraupis melanops, Xiohorhynchus fuscus. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi possível concluir que o principal local de escolha de parasitagem foi no anel perioftalmico. Outro fator definido pelo trabalho é que todos os carrapatos encontrados eram de fases mais imaturas, ou seja, larvas e ninfas, todas do gênero Amblyomma e majoritariamente da espécie Amblyomma longirostre. A pesquisa conseguiu cumprir seu papel de identificar os parasitas da fauna silvestre local e iniciar uma catalogação de espécies que é de grande importância para reconhecimento de biodiversidade e cada vez compreender mais sobre esse tipo de parasitismo.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Carrapatos; 2. Amblyomma spp; 3. Amblyomma longirostre.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.