EFEITO DO USO DE MODELADORES RESINOSOS NAS PROPRIEDADES DE MATERIAIS RESTAURADORES RESINOSOS

BERSCH, Maria Fernanda Gomes ¹; LEYTON, Brenda Giselle Sanchez ³; SOUZA, Evelise Machado De ³; BRUM, Rafael Torres ²
Curso do(a) Estudante: Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A resina composta é um dos materiais restauradores mais utilizados na odontologia, apresentando em sua composição fase inorgânica, constituída por partículas de carga, e fase orgânica, constituída por monômeros que permite que o material seja esculpido e fotopolimerizado. São utilizadas, na maioria dos casos, como primeira escolha na seleção de materiais restauradores. Atualmente a demanda por resultados estéticos aliados a funcionalidade das resinas compostas tornaram essas restaurações presentes no cotidiano do cirurgião-dentista. Com isso, o modelador resinoso, material odontológico que permite maior versatilidade na manipulação das resinas compostas, com a possibilidade de facilitar a escultura do material restaurador, tornou-se um recurso utilizado entre os profissionais e está presente no mercado odontológico. Estes modeladores apresentam em sua composição monômeros hidrófobos fotopolimerizáveis com características similares a parte orgânica das resinas compostas OBJETIVOS: O objetivo desta pesquisa é de avaliar se existe ou não uma maior probabilidade de pigmentação das resinas compostas associadas ao uso de modelador resinoso e se são capazes de diluir os materiais resinosos a ponto de alterar suas propriedades mecânicas e ópticas quando submetidos a fluidos pigmentantes, a qual simulam os desafios do ambiente bucal. MATERIAIS E MÉTODO: Para isto, em ambiente laboratorial, os espécimes foram confeccionados de acordo com cada possibilidade técnica de aplicação do modelador resinoso e separados aleatoriamente em diferentes tipos de fluidos pigmentantes sob uma situação análoga ao ambiente bucal durante um determinado período. Foram registrados a cada sete dias a variação Delta E da cor de cada um dos espécimes. RESULTADOS: Como resultado foi observado que as técnicas utilizando ou não modelador resinoso não ocasionaram alterações significantes no Delta E independente dos tempos e das soluções de imersão. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que técnicas restauradoras utilizando modeladores resinosos não provocam alterações de cor perceptíveis em restaurações de resinas compostas.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Materiais-dentários; 2. Cor; 3. Envelhecimento; 4. Pigmentação; 5 Resinas de modelagem.