ESTUDO COMPARATIVO SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NA EPIDEMIOLOGIA E NO ESTADIAMENTO DO CÂNCER DE MAMA NO PARANÁ

PEREIRA, Giselle Dos Santos ¹; IOSHII, Sergio Ossamu ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O câncer de mama é o de maior incidência e de mortalidade entre a população feminina globalmente. Com a pandemia de Covid-19, houve interrupção de serviços de rastreio e de diagnóstico no Brasil, afetando a vida de pacientes com suspeita da doença e em idade favorável ao surgimento do tumor (50 a 69 anos). Evidências, desde então, sugerem impacto considerável na jornada da paciente, no estadiamento, no tamanho do tumor e na invasão linfonodal. OBJETIVOS: Verificar o impacto da pandemia de COVID-19 no perfil epidemiológico e no estadiamento dos carcinomas de mama submetidos a tratamento cirúrgico em um hospital de referência no Sul do Brasil. MATERIAIS E MÉTODO: A coleta de dados, por meio da comparação de dois recortes temporais (definidos entre 2016 e 2023), com critérios estabelecidos acerca do estadiamento e do perfil epidemiológico de pacientes com câncer de mama encontra-se em sobrestamento, aguardando apreciação final pelo Comitê de Ética do Hospital Erasto Gaertner, sob CAAE 79229224.5.0000.0098. Em substituição realizou-se revisão de literatura para encontrar evidências científicas de que a pandemia de Covid-19 impactou no estadiamento e no perfil epidemiológico do câncer de mama. Utilizou-se a base de dados PubMed, pesquisando-se as palavras-chave “covid-19 impact breast cancer staging”, e artigos publicados no intervalo temporal de 2020 a 2024. Do universo de 173 publicações, foram selecionadas 31 publicações para análise. RESULTADOS: A revisão de literatura extensa ao longo dos meses do PIBIC envolvendo a relação entre a pandemia e o impacto sobre o câncer de mama, demonstou os seguintes resultados: os artigos demonstraram que houve diminuição do nº de exames de rastreio e de diagnósticos realizados durante a pandemia; a maioria dos estudos afirma também aumento do tamanho tumoral e do número de linfonodos comprometidos dos tumores diagnosticados durante a pandemia; houve controvérsia entre as publicações sobre um aumento de diagnóstico de tumores triplo negativos e clinicamente avançados.quando comparados com os registros pré-pandemia. O estudo observacional que será realizado na continuidade deste trabalho permitirá a identificação do impacto ocorrido em nosso meio. CONSIDERAÇÕES FINAIS: De acordo com a revisão de literatura feita, conclui-se que houve impacto no acesso aos serviços de saúde e de imagem, no tamanho dos tumores e na presença de linfonodos ao diagnóstico do câncer de mama durante a pandemia, se comparado ao período pré-pandêmico. Para que a realidade brasileira seja melhor representada, entretanto, há necessidade de estudos adicionais.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Câncer de mama; 2. Estadiamento; 3. Epidemiologia; 4. Covid-19.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.