O DIREITO E O CUIDADO DOS MEMBROS MAIS FRACOS NA COMUNIDADE DE CORINTO COM FUNDAMENTO NO ÁGAPE (1COR 8)

ZANELLO, Bruno Rodrigues ¹; DIAS, Marcela De Jesus ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em Teologia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Doutorado – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: No processo de formação do cristianismo, a figura do apóstolo Paulo foi decisiva no estabelecimento de diversos conceitos e doutrinas que repercutem até os dias atuais na formação da mentalidade e da prática cristã. OBJETIVOS: O objetivo geral do presente trabalho é demarcar o contexto histórico e cultural da comunidade em sua fundação, analisando a postura do apóstolo Paulo em suas orientações para a práxis cristã, especialmente no direito e no cuidado dos mais fracos presentes na comunidade de Corinto (1Cor 8). MATERIAIS E MÉTODO: O método se deu em três níveis: histórico, literário e teológico, através de bibliografias. RESULTADOS: A comunidade analisada tinha um perfil bastante vivo e sensível, mas era composta de uma maneira bastante plural e diversificada, o que implicava em processos de inculturação, mas também em tensões latentes e frequentes, suscitando questões de natureza variadas, especialmente, nos campos morais e ético. Para tanto, realizou-se vasta análise do contexto histórico da comunidade e, em especial, da perícope presente no capítulo oito da Primeira Carta. Através de bibliografia indicada, propôs-se a discussão a respeito das carnes sacrificadas aos ídolos, a partir das chaves de leitura: conhecimento, amor e liberdade. Explica-se: especialmente pela influência grega, os coríntios viam uma primazia da gnosis (conhecimento) sobre o ágape (amor/caridade), o que implicava em uma fé soberba, contrária à verdadeira fé cristã, que tem como linha de ação o amor. Assim, em Paulo, a liberdade não pode ser tomada em termos individualistas, pois a vida de fé é uma vida de comunidade, criando deveres e, em paralelo, direitos aos membros, todos fundados no princípio amor-caridade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Desta forma, que a questão sacrificial e de idolatria, o que importava ao apóstolo Paulo eram as razões últimas que justificavam a ação dos ditos fortes, pois reconhecia nas suas práticas um afastamento da verdadeira vida cristã.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Ágape; 2. Direito; 3. Corinto; 4. Fracos; 5 Conhecimento.