CAIXA DE FERRAMENTAS PARA O PESQUISADOR

MÉRIDA, Daniela ¹; VOSGERAU, Dilmeire Sant Anna Ramos ²
Curso do(a) Estudante: Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O Observatório de Inovações de Práticas de Ensino e Aprendizagem-OBESRVA (www.observatoriodepraticas.com.br), iniciado em 2014 e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem como objetivo criar e manter um portal dedicado ao compartilhamento de práticas entre professores do ensino superior. Através de relatos pessoais, ou storytelling, os professores entrevistados inspiram novas estratégias de ensino através da narrativa de suas experiências. Para facilitar a disseminação dessas ideias, a equipe do Observa realiza retextualizações de transmissões ao vivo realizadas no canal do Observa no YouTube (www.youtube.com/@portalobserva). OBJETIVOS: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o impacto e a efetividade do Portal Observa na prática docente dos professores universitários, considerando a abrangência de suas estratégias de divulgação, o papel das redes sociais na ampliação do alcance, e a repercussão da participação dos docentes no compartilhamento de práticas, iniciativas, inovações e materiais didáticos, através da análise de entrevistas retextualizadas com os docentes participantes do projeto. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia de análise adotada neste estudo combina abordagens quantitativa e qualitativa para uma compreensão abrangente dos dados. A análise quantitativa foi utilizada para identificar e quantificar os dados das postagens no Instagram, permitindo a avaliação da frequência de publicações relacionadas ao site do Portal Observa. Simultaneamente, a abordagem qualitativa foi utilizada para examinar as ações empreendidas pelo grupo na promoção do acesso do público ao Portal. Além disso, foi feita uma análise detalhada das declarações dos docentes entrevistados após a live, durante a qual eles validam o texto retextualizado proveniente de suas falas na live realizada para o Observa no YouTube. Essa combinação metodológica proporciona uma visão mais completa da eficácia das estratégias de comunicação e das percepções dos professores, resultando em uma análise mais rica e contextualizada dos dados coletados. RESULTADOS: Uma análise qualitativa dos dados das redes sociais do Observa identificou que o Instagram é atualizado com mais frequência em comparação ao canal do YouTube, o qual apresenta atualizações menos frequentes. Além disso, observou-se que, das 149 publicações no Instagram, apenas 19 tinham o objetivo explícito de direcionar os seguidores para o Portal, enquanto 33 foram para a divulgação das lives. Isso indicou a necessidade de aumentar a produção de conteúdos voltados para o acesso ao Portal e para as práticas dos professores entrevistados. Após a análise das entrevistas pós-live com os docentes participantes do projeto, cujo foco era analisar a repercussão para os docentes, constatou-se que, apesar da maioria não ter experiência anterior no compartilhamento de práticas pedagógicas, todos relataram sentimentos positivos em relação à experiência, evidenciando que o compartilhamento de práticas e experiências é benéfico tanto para os docentes quanto para o público. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Mesmo que as redes sociais não tenham sido criadas com o propósito de se tornarem um ambiente favorável para atividades de aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores, pesquisas demonstram seu potencial para promover conexões e relacionamentos entre profissionais da educação. Portanto, a disseminação dessa ideia promove ainda mais o intercâmbio de práticas e experiências entre os profissionais da educação em geral.

PALAVRAS-CHAVE: Redes Sociais; Compartilhamento de Práticas; Coautoria; Desenvolvimento Profissional Docente; Ensino Superior.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.