AVALIAÇÃO DO USO DE VIMPOCETINA PARA RECUPERAÇÃO DE FUNÇÃO COCLEAR PELA ANÁLISE DE EMISSÕES OTOACÚSTICAS

ROSS, Felipe Storm ¹; SANTOS, Marco Cesar Jorge Dos ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O zumbido é um sintoma otológico comum, afetando homens e mulheres igualmente, com prevalência crescente com a idade. A hipótese é que células ciliadas externas (CCEs) lesadas aumentem a atividade coclear espontânea, resultando em uma falsa percepção de som. A Emissão Otoacústica por Produto de Distorção (EOA- PD) é o exame mais específico para avaliar a integridade da cóclea, particularmente a função das CCEs. Há pouca evidência sobre tratamentos para zumbido crônico, e a Vimpocetina, com efeitos antioxidantes, neuroprotetores e vasodilatadores, pode ser uma estratégia terapêutica promissora. A literatura é escassa e não aborda especificamente a relação do tinnitus com a Vimpocetina. OBJETIVOS: Avaliar a recuperação das CCEs ao tratamento com Vimpocetina em pacientes com zumbido crônico, analisando EOA-PD, perfil epidemiológico, efeito terapêutico e reações adversas. MATERIAIS E MÉTODO: Estudo pré e pós-teste com 62 pacientes atendidos em um hospital de referência entre janeiro de 2022 e fevereiro de 2024, com seguimento mínimo de 1 ano. A proporção de presença de resposta antes e após o tratamento foi comparada pelo teste de McNemar para cada uma das 8 frequências avaliadas. O número respostas presentes em todas as frequências foi realizada pelo teste não paramétrico de Wilcoxon. Os dados foram analisados com o programa computacional IBM SPSS Statistics v.29.0. Armonk, NY: IBM Corp. RESULTADOS: As frequências 1000 e 2000 Hertz da orelha esquerda apresentaram alteração com significância estatística na análise individual. A análise do conjunto das frequências auditivas revelou uma melhora significativa nas respostas positivas em ambos os ouvidos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Após 12 meses de tratamento, a Vimpocetina mostrou eficácia na recuperação ciliar endococlear, sugerindo uma melhora do quadro de zumbido crônico.

PALAVRAS-CHAVE: Zumbido; Vimpocetina; Células Ciliadas Auditivas Externas; Emissões Otoacústicas Espontâneas.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.